Sustentabilidade e inovação no mercado de tintas

Por: Maria Rita Demitró e Wiliam Saraiva    

Fonte: fundacao ecomais

O tema sustentabilidade está na pauta de todas as empresas do mundo e no mercado de tintas não é diferente. A última edição do European Coatings Show (2023) deixou claro que sustentabilidade é hoje um dos principais drives para o setor, e o Brasil sendo o 5º maior produtor mundial em tintas, avança junto no tema a partir do Programa Setorial de Sustentabilidade lançado pela ABRAFATI.
Tornar um setor mais sustentável ultrapassa a barreira das empresas de tintas e avança para toda a cadeia de fornecimento, desde os fornecedores de insumos, processos menos impactantes e responsáveis, portfólio de produtos ecoeficientes, matérias-primas renováveis, chegando às relações de venda com o consumidor final. Nessa relação a revenda é a principal

interface, sendo fundamental para alavancagem do tema.

A importância da revenda de tintas para a sustentabilidade do setor

Não dá para falar de sustentabilidade nesse segmento sem antes falar de qualidade dos produtos. Um produto de qualidade é mais sustentável, pois utiliza-se dos mesmos recursos naturais e oferece uma maior durabilidade. Uma revenda mais sustentável só é possível a partir da comercialização de produtos com marcas qualificadas no Programa Setorial da Qualidade - PSQ.

Quando pensamos em tinta, as matérias-primas utilizadas para a formulação são em grande parte recursos naturais, que extraídos com responsabilidade, são primordiais para a preservação e durabilidade de bens de consumo, atributos essenciais que se espera de uma tinta.

Quando uma marca é não conforme, além de não cumprir com os requisitos mínimos de desempenho do PSQ, pode ainda ter em sua cadeia de fornecimento questões de não atendimento a responsabilidades ambientais, sociais e tributárias.
Comercializar produtos não conformes é ser corresponsável com uma prática desrespeitosa com o Código de Defesa ao Consumidor, o que pode causar danos ao negócio.

 

Mas em que outros aspectos a revenda podem ser mais sustentáveis?

1 Elo chave entre o fabricante de tinta e o consumidor, a revenda tem capacidade de influenciar na comunicação de atributos e benefícios de produtos diferenciados.

2 A revenda pode gerar transformações essenciais, contribuindo na educação para novos hábitos de consumo consciente. A venda direcionada de volume pode contribuir significativamente para evitar desperdícios e sobras de tintas. Vender o necessário é ser

sustentável!

3 Melhorar a experiência do consumidor com o produto tinta pode fidelizar vendas futuras, e a revenda é o diferencial nesse processo.

4 Ao incorporarem em seus negócios práticas ambientais, sociais e de governança, os estabelecimentos podem garantir perenidade e melhores margens!

5 Exemplos de práticas e indicadores:

- Levantar os principais desperdícios

- Adotar critérios de compras sustentáveis no dia a dia.

- Utilizar recursos naturais de forma mais eficiente. Como está o consumo de água e energia na sua unidade?

- Gestão de resíduos é uma questão no seu planejamento? Acredite, simples ações podem reduzir custos fixos do seu negócio. 

    

Para uma melhor governança dos negócios, adote indicadores como:

- Controle de fluxo de caixa

- Índice de giro do produto. Sua empresa pratica o FIFO (primeiro que entra, primeiro que sai)?

- Avaliação do estoque em volume de produto

- Gestão de estoque financeiro. Estoque em excesso é dinheiro parado!

Ter uma gestão mais consciente, olhando para indicadores, responsabilidade compartilhada e melhores relações sociais, só pode ser sinônimo de sucesso!