Entenda o novo comportamento do cliente de lojas de materiais de construção

 

 

A especialista Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, aborda pontos como estratégias, visão de mercado e tecnologia para transformar a experiência no varejo da construção civil. Acompanhe:

 

O que mudou no comportamento do cliente das lojas de material de construção

Segundo Fátima Merlin, de modo geral, o consumidor do varejo tem buscado, sobretudo, conveniência, conectividade e experiência de compra. Além disso, o cliente passou maior tempo no lar, concentrando todas as atividades como educação, trabalho, alimentação e lazer nesse local. O que, consequentemente, movimentou comércios varejistas, inclusive o da construção civil, com o objetivo de mudar alguns ambientes do lar.

Ao mesmo tempo, ainda por conta da pandemia, os clientes do varejo têm buscado um consumo mais consciente e responsável com o meio ambiente.

Por isso, sob a perspectiva da especialista, é importante considerar todas essas questões na hora de planejar a estratégia e as ações da loja de material de construção.

Digitalizar tudo é a nova solução?

A Associação Brasileira do Comércio Eletrônico registrou, em maio, um crescimento de 400% em abertura de novas lojas virtuais no período de pandemia, incluindo lojas de material de construção.

Contudo, Fátima Merlin comenta que, apesar da mudança no comportamento do cliente, as lojas de materiais de construção precisam, em primeiro lugar, conhece-lo de verdade. Perfil de compra, preferência e histórico, por exemplo, são fundamentais não só encontrar equilíbrio nos produtos da loja, como também para descobrir melhores oportunidades de negócio.

3 passos básicos para potencializar a experiência de compra na nova realidade

A gente poderia te contar tudo, mas aí qual seria a graça de escutar o episódio? Por isso, fica o suspense para você apertar o play e descobrir o que Fátima Merlin considera como básico e, ao mesmo tempo, fundamental para aumentar vendas através da experiência de compra.