Como ter a variedade ideal de produtos na loja de material de construção

 

Sabemos que ter uma loja muito minimalista pode acarretar na perda de vendas. Ao mesmo tempo, ter estoques gigantes com todos os produtos possíveis pode significar estoque parado e demora no retorno financeiro. Afinal de contas, além dos home centers, existem aproximadamente 270 mil pequenas lojas de material de construção no País.

Dessa forma, o lojista precisa não apenas ter a variedade ideal de produtos na loja, como também se destacar dos concorrentes. Aliás, é possível conquistar essa posição justamente por ter os produtos certos na medida certa. Tenho certeza que você já voltou numa loja por ter certeza que ela teria exatamente o você procura.

Por isso, mix certo de produtos na loja é tão importante! Abaixo, você encontrará dicas sobre o assunto com o objetivo de te fazer vender bem e gerar receita!

Conheça o seu cliente!

Na live Comunicação Omnichannel, por exemplo, foi falado sobre a importância de se conhecer o cliente. E, nesse caso, também não é diferente. É necessário conhecer a redondeza, bem como os clientes online, caso sua loja esteja na internet. Saber suas preferências de busca, por exemplo, é fundamental para descobrir o que não pode faltar.

Aliás, isso já é uma boa pergunta. Através de conversas ou pesquisas formais, descubra o que não poderia faltar em sua loja e, posteriormente, faça uma lista de prioridades para começar a providenciá-los.

Recomende outros produtos

Ao conhecer seu cliente e saber qual tipo de obra ele está se dedicando, é possível instrui-lo com outros produtos que faça sentido naquele momento. Dessa forma, você não só evita dele se deslocar várias vezes ou mesmo fazer repetidas compras pela internet, como também movimenta seu estoque!

Acompanhe as novidades das marcas

O título poderia ser também: não se apegue! Na sua vida pessoal você pode ser fiel aquela determinada marca ou produto e essa experiência pode colaborar no atendimento ao consumidor, inclusive. Entretanto, a marca preferida do cliente pode ser outra. Por isso, é necessário acompanhar os lançamentos das marcas e ofertar produtos na loja que combinem com as tendências. Além disso, obviamente, as marcas comercializadas devem estar em conformidade com as normas da ABNT e órgãos reguladores com objetivo de assegurar a obra, bem como a vida de todos os envolvidos.

Leia também: 3 dicas de como usar a comunicação integrada para atrair e fidelizar clientes.

Faça um gerenciamento dos produtos na loja

Ter um controle de todos os produtos que entram e os produtos que foram vendidos é fundamental para obter melhor organização sobre seu negócio.

Métricas de quais produtos foram mais vendidos no mês, por exemplo, também pode facilitar na reposição dos mesmos. Por fim, ajuda também até nas estratégias de promoção ou liquidação.

Dicas bônus: Aprenda com especialistas!

Esses foram alguns dos passos que você pode fazer para ter um mix ideal de produtos. No entanto, ouvir exemplos reais fará toda a diferença para você colocar isso em prática, além de fazer um filtro e já começar sabendo o que pode ou não dar certo para você.

Por isso, você deve se inscrever gratuitamente e reservar sua agenda hoje, 09/09, às 19h, para a live que a Feicon fará em parceria com a Juntos Somos Mais.

No bate-papo, especialistas vão falar mais sobre a importância do mix de produto para o sucesso da loja física. Além de dicas especiais sobre o assunto!

Participarão da live: Andrea Mendonça – CMO da Juntos Somos Mais, Mauricio Fernandes Alves Dantas – Proprietário da Cemaco Home Center, Rodrigo Leão – Diretor de Marketing na Neogrid e Lúcia Mourad – Gerente da Feicon.