Atendimento personalizado: diferencial para vender mais e melhor

O tema da FEICON LIVE, transmitida na última quinta-feira (23), foi Varejo + Materiais de Construção + FEICON. O bate-papo virtual e repleto de ideias contou com a participação de Lu Carmo, empreendedora e palestrante, e Siomara Damasceno, especialista em varejo e lojista; e mediação da embaixadora do evento, Iza Valadão, também engenheira e especialista na área.

Lu Carmo, que viaja o mundo para conhecer lojas de materiais de construção, afirma que por meio de suas experiências chegou à conclusão de que o básico deve ser bem feito, em qualquer segmento. “O cliente chega à loja para uma jornada, uma experiência. Ele tem de ser atendido com excelência, temos de saber o que ele precisa. Perguntar em qual parte da construção está. É a personalização do varejo”, comenta Lu.

Siomara Damasceno também acredita na humanização do atendimento unida à tecnologia. “Hoje 70% do nosso mercado são de lojas familiares. Muitos empresários acreditam que tudo seja gasto extra e desnecessário, mas investir em marketing e em tecnologia faz parte do crescimento. O comércio físico tem que fazer bem feito, mesmo os menores. A pessoa saiu de casa para comprar. Tem que ter conexão, ela precisa retornar.  A obra tem etapas”, explica Siomara.

A especialista ainda enfatiza que o cliente não vai para comprar tinta e pincel. “Ele tem o intuito de realizar um sonho, de ter a casa ‘já pintada’. Por isso, o olho no olho é imprescindível”, conclui.

Vivência e negócios juntos

Para Lu Carmo, a FEICON realiza conexões e reúne pessoas de todas as idades. “É muito importante a visita de estudantes e de escolas. Temos que entender as mudanças de comportamento do consumidor. Isso só é possível com essa aproximação”, diz.

Já Silmara enxerga a FEICON como um primeiro passo para quem deseja empreender na área de Construção. “Quando comecei, a feira era um sonho distante. Agora venho todos os anos e é uma vivência incrível para se iniciar no ramo. Uma oportunidade de estar por dentro de todas as novidades”, garante.

Aos internautas, Iza Valadão indicou para que visitem o site da FEICON antes de ir ao evento para saber quem são os expositores e fazer sua própria rota de visitas aos estandes. “São mais de mil empresas, uma oportunidade para conhecer pessoas e fazer negócios”, afirma. “São muitos anos na FEICON e minha história hoje se confunde com a da feira. Um encontro anual que une a vida pessoal e profissional de muita gente”, finaliza                            A FEICON reunirá os principais nomes do setor e as últimas novidades do mercado em sua próxima edição, que será realizada de 8 a 11 de abril de 2025, no São Paulo Expo.