FEICON amplia em 40% área comercial e reúne mais de mil marcas na edição 2023
Por KB!COM
Foto de Divulgação
São Paulo, abril de 2023 – Maior evento da construção civil da América Latina, a FEICON abre as portas na terça-feira (11) com mais de mil marcas, sendo 150 novas empresas, e ampliação em 40% da área comercial, em comparação com o ano passado. Os números mostram que a 27ª edição tem tudo para alcançar novos recordes e surpreender visitantes e expositores com novidades e possibilidades de negócios.
Sobre a expectativa de realização, Mayra Nardy, diretora de portfólio da RX, empresa organizadora do evento, diz: “buscamos tornar a FEICON ainda mais completa, seja na área de exposição, com crescimento em 50% no número de marcas e na disponibilização de atrações para proporcionar novas experiências, quanto nos espaços de conteúdos para capacitação e atualização profissional de visitantes. Serão mais de 200 horas de palestras simultâneas que irão abranger todos os setores da construção civil”.
Considerado pilar estratégico para lançamentos de produtos, apresentação de novas tecnologias, serviços e fomento de negócios, o evento contempla quatro macrossetores da construção civil - acabamentos, estruturas, instalações e externos - e promove encontros entre profissionais, executivos e associações do MATCON, desenvolvedores de inovação, caso das startups (construtechs e proptechs), políticos e especialistas. Confira:
Expositores
O evento registra nessa edição maior número de marcas, todas com seus portfólios de produtos e lançamentos. Além disso, anuncia o retorno de 20 empresas que são referência de mercado ao pavilhão.
Uma das que voltam nesta edição é a Lorenzetti, que levará ao evento lançamentos como o novo chuveiro Acqua Century Digital que reduz o consumo de água e os impactos ambientais, com tempo máximo de banho em oito minutos, e uma agenda de ações e muitas novidades em comemoração ao centenário da empresa em 2023, com a campanha: Lorenzetti 100 anos: Inovação que desafia o tempo.
Após sete anos, a Astra também retorna e fará a exposição de toda a linha de produtos, como assentos sanitários, linha hidráulica e sistemas de descarga, que são líderes de mercado, lançamentos para banheiras e SPAs e disponibilizará acesso a conteúdos técnicos em ambiente digital e vídeos e comerciais sobre diferentes produtos.
O retorno do Grupo Unitá, composto por 14 marcas, também será marcado por lançamentos voltados para as áreas de agronegócio e predial e materiais das linhas de solda, motobombas (com novidades nas linhas de spa e industrial), geradores, ferramentas pneumáticas e para pintura, e a novidade: as ferramentas elétricas.
A IFC/Cobrecom terá novos produtos para ampliar a rentabilidade de revendedores como Rolinho com Cabo Flexicom Antichama 450/750 V e o Display Metrocom; além do Display BOXCOM, alternativa para evitar os furtos de condutores elétricos, na qual os fios e cabos ficam restritos e sem perder a exposição, além de soluções como Flexicom Antichama 450/750 V, indicado para instalações internas fixas, industriais, comerciais e residenciais de luz e força.
A empresa também disponibilizará o Superatox (Cabos não halogenados), que traz maior segurança por apresentar características especiais de não propagação das chamas e de autoextinção do fogo; o Solarcom, voltado para instalações fotovoltaicas; e o GTEPROM Flex HEPR 90 ºC 0,6/1 Kv, para os circuitos de alimentação e distribuição de energia, instalações industriais, subestações de transformação, em locais de excessiva umidade ou diretamente enterradas no chão, em eletrodutos, bandejas e canaletas.
A TEkbond Saint-Gobain fará a demonstração de produtos que compõem o portfólio, como adesivos, fitas, colas, linhas de limpeza e esponjas, canetas, silicone entre outros; e na presença do rei do futsal, o jogador Falcão, como estratégia para atrair o público no estande.
A Amanco Wavin, disponibilizará conteúdos técnicos sobre infraestrutura, as linhas prediais, Métodos Não-Destrutivos (MND), e o Wavin Water Network Management (WWNM), que monitora sistemas de abastecimento de água e soluções de ESG e com foco em smart cities.
Geração de novos negócios é um dos objetivos da Viapol, que apostará na apresentação de palestras e nos diferenciais competitivos de produtos e soluções para reforçar a oportunidade de relacionamento com o mercado que o evento oferece.
Já a Thermo-Iso terá como uma das suas principais atrações, o lançamento da telha forro com núcleo em lã de rocha que suporta temperaturas acima de 350ºC, e deverá impactar o mercado termoisolante, com tecnologia envolvendo materiais não combustíveis e que não propaga fumaça tóxica proveniente de incêndios, além de oferecer agilidade na montagem e atendimento às normas do corpo de bombeiros.
A multinacional Henkel, das marcas Cascola e Super Bonder Loctite, anunciará entre as novidades em produtos o aplicativo Cascola Pro, pioneiro na capacitação de profissionais em suas jornadas nas mais diferentes áreas de reparação e manutenção. O estande da companhia contará com uma versão amplificada do app, para o público conferir e com espaço instagramável: um cômodo de casa montado de ponta cabeça para lembrar o que a cola Super Bonder pode fazer e fixar.
No ano em que completa 70 anos, a Brascola retorna à Feicon com 20 lançamentos no estande, com destaque para as novas embalagens em bisnagas plásticas para exposição em gancheiras, sem blister e os selantes e adesivos selantes, como Brascoved fixador & sela trincas 50g, à base de resina acrílica, com cura em 24 horas para materiais porosos e 72 horas para não porosos; o Brascoflex Ultrafix 80g de alta resistência e aplicabilidade até embaixo d'água; o Brascoved selante ecológico 50g, livre de solventes e plastificantes, e que dispensa o uso de biocidas e fungicidas e PU universal 80g, resistente a raios UV e ao envelhecimento.
Maior rede franqueadora de locação de equipamentos, a Casa Construtor apresentará um novo modelo de negócios, o + Rental, voltado para atendimento de municípios de até 40 mil habitantes. O projeto visa oferecer as mesmas facilidades do modelo convencional de loja.
Empresa líder mundial em impermeabilização, a Soprema terá como destaque soluções para pisos de estacionamentos comerciais e residenciais. A novidade será o sistema Alsan Pur Trafik que confere alta resistência a intempéries, ao tráfego e dispensa proteção mecânica, além de se destacar pela estética.
Com atuação na comercialização de argamassas, fitas e soluções asfálticas e materiais de vedação, a Dryko Impermeabilizantes fará a exposição de suas soluções, com destaque para a nova Drykotec, conjunto de embalagens de papelão resistentes e com novo design que facilita transporte e armazenamento. O estande contará com display lúdico para que visitantes possam conferir a ação do componente com a água e as novidades.
O Grupo EME mostrará a diversidade de produtos em EPS para fundação, placa para nivelamento de pisos, blocos e painéis para levantamento de paredes, enchimento de lajes, telhas, decoração, além do lançamento da escada em EPS. No estande, também poderão ser conferidas opções de massas corridas e para Drywall.
Para o mercado de equipamentos e ferramentas, a Pincéis Atlas disponibilizará o portfólio de produtos e a nova Desempenadeira para efeitos AT110 - para o espelhamento de massas para efeitos decorativos e execução de texturas com efeitos menores.
No quesito produtos para trabalho em canteiro de obras, a Marluvas focará no lançamento da calçados ecológicos das linhas Nexus, TXT e a ampliação da linha Flex Clean, que atende critérios de responsabilidade social e ambiental e na exposição de produtos como luvas e botas que proporcionam segurança, saúde, conforto, lazer e produtividade.
A Morlan fará o lançamento da linha Electro 18 Zn3 Casa Morlan, um arame desenvolvido exclusivamente para instalação de cercas elétricas residenciais, feita em zinco 150g/m², que amplia a proteção à corrosão e melhora a condutibilidade elétrica, além de ser maleável e facilitar a instalação e proporciona segurança e agilidade do processo. Além da novidade, a empresa irá expor as linhas de gradis e telas e divulgar a loja online, 100% B2B, para atendimento de revendas, construtoras e pessoas jurídicas de modo geral.
No segmento de aquecimento, ventilação, ar condicionado, refrigeração, tratamento do ar e de águas (AVAC-R), o maior evento da América Latina do setor, a FEBRAVA, também marcará presença com estande para atendimento dos interessados em conhecer mais sobre a 22ª edição da feira internacional que acontecerá em setembro.
Líder em tecnologias para geração de ozônio, a Panozon disponibilizará o novo sensor, que faz a medição do componente e alerta se está dentro das condições adequadas em piscinas, além dos geradores para os locais e para caixas d 'água.
E na área de peças, a B. Lux quer impulsionar o mercado de interruptores e tomadas com a nova linha Finesse+, que traz modelos em versões 4x2 e 4x4 já montados, em matérias-primas de qualidade, acabamento espelhado em alto brilho e 15 anos de garantia. Já a multinacional Motu apresentará o catálogo 2023 de parafusos em diferentes dimensões.
Negócios
Um dos diferenciais da FEICON para as marcas e o público qualificado está na possibilidade de fazer networking e negócios. Para isso, além dos espaços específicos nos estandes em que os representantes de cada empresa estarão à disposição para recepcionar profissionais de gestão, compras, engenharia, arquitetura, varejo, distribuição e outros que atuam na construção civil, o evento contará com duas áreas exclusivas somente para que negociações sejam desenvolvidas: o Club Premium Varejo e Club Premium Construção.
Os espaços foram criados para fortalecer relacionamentos entre tomadores de decisão e expositores.
Conteúdos de mercado
A 27ª edição acontece em um momento-chave em que o mercado segue aquecido e com projeções de crescimento. Em fevereiro, por exemplo, a construção civil gerou mais de 22 mil empregos, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Neste sentido, a programação terá debates sobre o atual cenário, os rumos da economia e os impactos e projeções com a retomada de programas habitacionais em âmbito federal e estadual.
A instituição, por exemplo, levará todos esses assuntos para a 96ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que acontecerá pela primeira vez dentro da FEICON, em parceria inédita. O tema será Engenharia & Negócios e terá cerca de 50 palestras com foco em Minha Casa, Minha Vida, Responsabilidade Social, produtividade, baixo carbono, relações trabalhistas, infraestrutura, obras industriais e corporativas, tecnologia e inteligência artificial.
Na programação, estão assuntos como “Construção 2030 e o desafio das barreiras para industrialização”, “Metaverso no Mercado Imobiliário e no acompanhamento de obras”, “Futuro do Mercado Imobiliário de Interesse Social”, “Parceria Estado e Governo Federal em busca da redução do déficit habitacional”, “Elas constroem: como estimular a participação da mulher no setor da construção”, “Eventos Climáticos Extremos e a Indústria da Construção: Oportunidades e Responsabilidades”. O ENIC acontecerá no Mezanino do São Paulo Expo, das 10h às 19h e contará com a participação de gestores públicos, economistas, executivos e especialistas da área.
De acordo com José Carlos Martins, o evento oferecerá uma experiência completa ao público. “Com a FEICON, unimos o útil ao agradável. Visitantes da feira poderão ver os conteúdos do ENIC e participantes do encontro terão a oportunidade de acompanhar as novidades do mercado nos estandes. Este ano é muito especial, além das mudanças citadas é um momento de todos se inteirarem, discutirem e mostrarem a força do setor, para que possamos ocupar o espaço devido na nossa economia”,
Outros espaços também reforçarão a jornada de capacitação e atualização profissional de quem atua nas áreas de varejo, distribuição, obras e projetos, entre outros. Na área expositiva, o Núcleo de Conteúdo Construção, organizado pela Inovatech Engenharia e com patrocínio do Parceiro da Construção, trará palestras sobre temas como tecnologias, sistemas construtivos e materiais, nos quatro dias de evento.
Já o Núcleo de Conteúdo Varejo, com curadoria da Grau 10 Editora e Sincomavi, acontecerá de 11 a 14 de abril e terá foco em atendimento ao cliente, planejamento estratégico, gestão direcionada para resultados, em apresentações como “O profissional do futuro: expectativa e tendências” e “Venda mais conectando seus canais: físico e digital!”, entre outros.
Ainda na área de varejo, o Encontro VMC 2023 disponibilizará palestras com o objetivo de fortalecer as estratégias de mercado para profissionais do setor. O evento, que acontecerá no mezanino do pavilhão no dia 12, das 8h30 às 13h, também terá na programação o Fórum de Mulheres da Construção. A realização é da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais da Construção (Anamaco) em parceria com a WE xp Business Experience.
Reforçando o pilar varejo da construção, a 17ª edição do Simpósio Sincomavi (Sindicato do Comércio varejista de Material de Construção, Maquinismo, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo) será realizada no dia 13, das 8h30 às 12h. no Mezanino, com palestras de profissionais renomados em temas como “Omini Pdx: Framework para repensar”, “Tendências – o consumidor do amanhã e futuro do varejo”, “Físico e digital: o 2 em 1 do varejo de sucesso”, e o “Case: varejo de Material de Construção – uma visão estratégica e transformadora”.
Os principais influenciadores da construção civil, responsáveis pelo crescimento dos canais digitais na divulgação de informações técnicas e dicas de produtos e serviços também terão espaço entre as atrações do evento. Nesta edição, a FEICON apresenta também o Lounge dos Influenciadores, espaço de relacionamento dos profissionais que fazem sucesso nas redes sociais com os visitantes; e que contará com programação exclusiva de palestras, rodas de conversas e gravações de podcasts nos quatro dias de feira.
Tecnologias, rotas e experiências
Além das inovações apresentadas nos estandes e nos conteúdos, a FEICON traz neste ano a primeira edição da Rota de Tecnologia, atração que traz um tour guiado para conhecer 36 produtos e soluções que otimizam a rotina operacional e proporcionam benefícios aos projetos, como: aumento da eficiência, segurança, qualidade e redução de custos. A novidade conta com patrocínio exclusivo da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA e os itens selecionados para exposição foram avaliados por especialistas da entidade.
“Buscamos incentivar e reconhecer os esforços de inovação das empresas expositoras da FEICON, além de divulgar e estimular iniciativas nos diversos setores. Visamos também estabelecer um processo autodiagnóstico capaz de melhorar o desempenho de inovação das empresas participantes e articular recursos e ideias para melhorar substancialmente um processo ou produto”, diz Francisco Almeida, presidente da Mútua.
Outro destaque é a Rota de Sustentabilidade que neste ano estará maior em aproximadamente 20% em comparação com a edição do ano passado. A proposta é apresentar produtos que atendam aos critérios de ESG e tragam oportunidade de redução dos impactos ambientais e responsabilidade social e possam ser aplicados nas obras. As 19 soluções que compõem o tour são classificados em três eixos: fabricação, obras e produto aplicado. Eles foram selecionados por profissionais da Fundação Vanzolini, apoiadora da atração, que tem a parceria também da Inovatech Engenharia.
“Uma das principais importâncias da rota é demonstrar que a sustentabilidade nasce no projeto e não no canteiro de obra. É planejar para maior eficiência e menor impacto e não só administrar o que foi gerado”, ressalta Luiz Henrique Ferreira, CEO da Inovatech Engenharia.
Famosa e completando 14 participações na FEICON 2023, a Casa Cerâmica, modelo em tamanho real de residência, feita em alvenaria racionalizada, de acordo com o padrão de projeto habitacional da Construtora Pacaembu, será um dos destaques. Como acontece a cada ano, a atração trará novidades em produtos e processos que trazem qualidade, economia, eficiência e redução de tempo de obra e de desperdício de materiais.
Neste ano, contará com espaço para experiências, conhecimento de novas tecnologias em hardware e software que estão revolucionando o mercado construtivo como GeoBIM, metaverso, Gêmeo digital, Laser skin, Matterport, Estação total, Site scan, e outras - como tecnologias 3D, realidade aumentada - e para o público conferir a atuação de startups do setor.
Idealizador do projeto, Paulo Manzini explica, “com o metaverso, que é a captura da realidade a partir de outra tecnologia, o gêmeo digital, visitantes poderão conferir as medidas do projeto e circular pelo interior da casa também em ambiente virtual. Além disso, teremos o GeoBIM, termo que na edição passada não conhecíamos bem, e é uma evolução do BIM”. A novidade é uma das apostas que deverá ganhar mais espaço na construção civil, por agregar dados geoespaciais à metodologia Building Information Modeling (BIM).
As startups da construção civil também terão maior participação na edição deste ano. O público poderá conferir o trabalho de construtechs, proptechs e outras, na área expositiva e também nos espaços de conteúdos e conhecer o desenvolvimento de inovações para os canteiros de obras e para o mercado imobiliário.
Uma delas, a LandApp, que participa pela primeira vez da FEICON, mostrará as vantagens de seu aplicativo, considerado o primeiro ecossistema de logística para a construção civil. A plataforma on-line conecta construtoras, caminhoneiros e outros parceiros da cadeia construtiva - terraplenagem, locação de maquinário, pedreiras, jazidas, concreteiras, aterros e recicladores - permitindo que o cliente acesse uma gama completa de soluções, solicite e acompanhe o transporte de materiais e resíduos da sua obra de forma segura e confiável.
A atuação da empresa tem reduzido consideravelmente as distâncias percorridas pelos caminhões e, como consequência, diminuindo custos e as emissões de CO2 e promovido o reaproveitamento de materiais de qualidade entre obras.
Premiação
O evento contará também com o Selo de Inovação Varejo, ação realizada por meio da parceria entre a organização da feira com a Editora Grau 10 e curadoria da revista Anamaco. A atração tem como objetivo reconhecer e promover os produtos expostos que apresentam inovações tecnológicas, de funcionamento e design. Entre as opções destacadas, caberá ao público escolher as vencedoras de 2023.
Sobre a FEICON
Com 27 edições, a FEICON é o principal evento voltado para os mercados de construção civil e arquitetura na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players da construção civil e arquitetura. Para mais informações acesse: https://www.feicon.com.br .
Sobre a RX
A RX constrói negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 43 diferentes setores da economia. É apaixonada por causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. www.rxglobal.com
Informações para imprensa
KB!COM | Comunicação Corporativa
11 4332.9808 | 11 99211.7420
Rogério Porto – [email protected]
Kelly Boscarioli – [email protected]
Giulia Marini - [email protected]