FEICON 2024 Veja como otimizar a visita e aproveitar ao máximo as atrações do evento

Por KB!COM

A FEICON 2024 está chegando. O evento, reconhecido na América Latina por reunir milhares de profissionais e players renomados da construção civil, e que tem como foco destacar lançamentos, soluções, tendências e os atuais movimentos do setor, tem registrado aumento de público e expositores a cada edição.

Somente no ano passado, foram mais de 102 mil visitantes, contabilizados nos quatro dias de realização, e de mil marcas no espaço expositivo, conforme divulgado pela RX, empresa organizadora da feira.

Para auxiliar o público que pretende participar deste importante encontro do mercado, o site conversou com Ivan Romão, diretor da FEICON, para levantar informações e recomendações que podem ajudar a planejar a jornada de visitação. Confira a entrevista e veja como aproveitar ao máximo as atrações que compõem a programação.

 

Em 2023, a FEICON reuniu mais de mil marcas expositoras e muitas novidades foram apresentadas. Diante disso, como o/a visitante pode começar a se organizar para conferir expositores, soluções e produtos de acordo com cada interesse?

Ivan Romão - Sabemos da magnitude da feira, com todas as oportunidades e novidades. São muitas experiências que acontecem simultaneamente à exposição, composta por uma diversidade de marcas. Por isso, o meu conselho principal para cada visitante da FEICON é fazer uma programação antecipada. É fundamental conferir a lista dos expositores e “favoritar” aqueles que pretende visitar.

A partir da seleção é possível receber informações específicas, ou seja, um roteiro de visitação, elaborado por um sistema da própria RX.

Neste ano, teremos uma novidade para estimular ainda mais a organização e facilitar a localização de estandes e áreas de conteúdo: o mapa digital. Todos os visitantes vão ter acesso à tecnologia.

Com ações como estas, além das informações no site e no mapa de bolso, o evento traz diferentes soluções para impulsionar a otimização de tempo e das experiências dentro do pavilhão. 

 

Na resposta anterior, além do mapa digital, você mencionou um sistema. É o Matchmaking? Para quem não conhece a tecnologia, como funciona?

Ivan Romão – Sim. Esta tecnologia é o Matchmaking, sistema que conecta público à marcas e atrações, e funciona da seguinte maneira: quando o profissional realiza o credenciamento on-line, traz informações sobre as áreas de interesse no evento. Durante o processo, esta ferramenta faz uma análise de cada perfil cadastrado e automaticamente identifica empresas, produtos e experiências que combinam com seus objetivos, traçando como se fosse um roteiro personalizado para cada visitante.

A tecnologia é essencial para organizar a participação na FEICON e permite também que cada empresa expositora, ao ser selecionada pelo visitante, receba informações sobre o perfil profissional e os interesses dele.

O sistema também contribui para o networking entre representantes e gestores de marcas e tomadores de decisão e compradores, antes mesmo da realização da feira. Temos conhecimento de que negócios já foram fechados antes do evento, justamente por conta da plataforma.

 

E no caso da participação em áreas de conteúdo, quais as recomendações?  

Ivan Romão – Nos nossos canais de comunicação (site, aplicativo e mapas de bolso e digital), o público tem as informações sobre as experiências e para quem são direcionadas. Todas trazem conteúdos atuais e relevantes sobre diferentes segmentos da construção civil, agregando conhecimento e informações para atuação no mercado.

Para quem quer ampliar a experiência nas áreas de conteúdos, recomendamos selecionar as palestras de interesse e anotar os horários com antecedência, para evitar atrasos e esquecimentos. Deixar para conhecer os temas ou fazer as escolhas na hora do evento pode comprometer a visita.

Esta organização prévia ajuda na programação e otimiza o aproveitamento, já que o evento tem muitas atrações. Além dos espaços de conteúdos, teremos a Rota de Tecnologia, a Rota de Sustentabilidade, o Selo de Inovação Varejo e a Casa Cerâmica 2204 - experiências consagradas e que a cada edição sempre trazem novidades para o setor. 

 

Sabemos que para profissionais de outros estados, o planejamento precisa ser mais detalhado, já que envolve deslocamento e hospedagem. Quais são as dicas para este público? 

Ivan Romão - A ideia de fazer a FEICON em São Paulo e, no pavilhão do São Paulo Expo, é justamente por causa das possibilidades de acesso. A capital paulista é um dos principais centros de encontros de negócios da América Latina. Neste sentido, a cidade possui uma rede hoteleira ampla com estruturas bem avaliadas de recepção.

Mesmo com uma variedade de opções, aos visitantes que vêm de fora da cidade, sempre recomendamos fazer a reserva com antecedência, para evitar preocupações na chegada ao evento e também para garantir hospedagem em hotéis localizados em regiões próximas ao pavilhão.

Por incrível que pareça, isto ajuda a evitar transtornos que muitas vezes impactam no aproveitamento das atrações, geram atrasos e comprometem a visita aos estandes.

Para quem não sabe, a RX tem parceria com a AD Turismo, que conta com serviços que auxiliam no traslado e hospedagem. A empresa pode apoiar nesta organização, disponibilizando uma série de vantagens para pacotes individuais ou para grupos de visitantes, como comodidade e segurança, tarifas diferenciadas, benefícios exclusivos e suporte tanto no pré-evento quanto no pós-evento.  É possível ter mais informações no site oficial, na aba visitante.

Quais serão as formas de acesso ao pavilhão do São Paulo Expo? 

Ivan Romão – Primeiramente, recomendamos que as pessoas usem o transporte público, se possível, para chegar até o pavilhão. Disponibilizamos um sistema de traslado com ônibus saindo da Estação São Judas do Metrô direto para o local. É um serviço gratuito do evento, com funcionamento durante o horário da feira, das 10h às 20h e que facilita muito o deslocamento dos visitantes.

Quem optar por táxi, Uber ou carro, importante se programar para antecipar a chegada ao São Paulo Expo. Com base em experiências anteriores, os horários de pico são entre às 10h e 11h (entrada) e das 19h30 às 20h (saída).  Procurar chegar e sair antes ou depois destes horários, ajuda a evitar congestionamentos e filas para estacionar, no caso de quem for de com o próprio veículo.

A FEICON tem um fluxo intenso de visitação e estas recomendações ajudam a ter uma experiência mais tranquila. Por isso, reforço a necessidade de antecipar compra de passagem, reserva de hotel, e estando em São Paulo, optar pelo uso de transporte público para maior comodidade.

 

Deixe uma mensagem para quem pretende visitar a FEICON 2024

Ivan Romão – Para você profissional que faz parte da cadeia produtiva da construção civil, não fique de fora da FEICON.  O evento reúne fornecedores de produtos e serviços renomados no mercado nacional, além de multinacionais e possibilita networking e o desenvolvimento de negócios.

Durante a feira são realizados lançamentos que vão permear o setor nos próximos anos. Além disso, a grade de conteúdo é riquíssima, são horas e horas de palestras com temas específicos para cada ramo de atuação, e que também ajudam a entender os próximos rumos do mercado. 

 

A FEICON 2024 contará com mais de mil marcas em estandes na área de exposição, além de atrações como Rota de Tecnologia (parceria da RX com a Mútua), Rota de Sustentabilidade (parceria da RX com Inovatech Engenharia), Casa Cerâmica 2024 (modelo Construtora Pacaembu) e Selo de Inovação Varejo (promovido pela editora Grau 10).

Já na grade de conteúdos, será possível conferir palestras em espaços como: 98º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), promovido pela CBIC; o novo Espaço Sincomavi por dentro do varejo, realizado pelo Sincomavi em parceria com a FIA Business School; 18º Simpósio Sincomavi; Lounge de Influenciadores; Núcleo de Conteúdo Construção, organizado pela Inovatech Engenharia; Núcleo de Construção Varejo, realizado pela Grau 10 Editora; Encontro VMC e Fórum Mulheres na Construção, com curadoria da Anamaco.

A 28ª edição da FEICON será de 2 a 5 de abril, no São Paulo Expo (SP). Para participar do evento, o credenciamento é gratuito e realizado de forma on-line no site oficial. Clique aqui e garanta sua visita.