As regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte apresenta melhora no varejo da construção civil acima da média nacional, aponta Anamaco.
Por KB!Com
Termômetro da instituição indica que 25% das empresas nacionais tiveram alta nas vendas correntes em outubro, crescimento de 4% em relação ao mês passado.
Crédito da Imagem: Anamaco
São Paulo, novembro de 2023 – Divulgada, na quinta-feira (16), a edição mais recente da Pesquisa Tracking da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) mostra que o varejo da construção civil na região Centro-Oeste teve melhora no otimismo acima da média nacional, no mês de outubro. A indicação de alta de vendas correntes no mês foi apontada por 29% dos varejistas, já as regiões Norte e Nordeste apresentaram uma alta de 30%, enquanto o compilado das regiões registrou 25%.
A percepção positiva deste tipo de varejo em âmbito nacional revela crescimento de 4% em relação a setembro, quando foi registrada por 21% dos participantes, segundo o estudo que é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE) e o Sebrae.
A pesquisa aponta também uma diminuição na percepção de queda do mercado por parte do segmento. Enquanto em setembro o índice era apontado por 33% das empresas, em outubro foi de 29%.
Veja o Termômetro Anamaco na íntegra
Mercado mais otimista
Na cadeia produtiva do setor, também há indicativos de melhora. Levantamento recente da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) também mostra aumento na percepção positiva de mercado. Divulgado na terça-feira (14), o Termômetro da Indústria de Materiais de Construção referente a outubro revela que 35% dos associados apontaram otimismo para este mês, crescimento na comparação com o anterior, quando 22% dos participantes estavam confiantes; enquanto 61% tem expectativa de regularidade e apenas 4% não acreditam em performance satisfatória. O estudo tem como objetivo destacar perspectivas sobre desempenho, investimentos e utilização da capacidade instalada.
Debates, análises e oportunidades
O atual cenário levantado pelas instituições e os movimentos de mercado serão abordados em debates e análises durante a FEICON, encontro de construção civil referência na América Latina. O evento tem como um dos pilares reunir varejistas de todas as regiões do país para compartilhar informações, soluções, dicas e trocar experiências em áreas de conteúdo como Núcleo de Conteúdo Varejo; o Encontro VMC 2024, realizado pela Anamaco em parceria com a WE Business Experience, e a 18ª edição do Simpósio Sincomavi (Sindicato do Comércio varejista de Material de Construção, Maquinismo, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo).
Segundo Ana Paula Pinto, gerente da FEICON, “conectar os profissionais fortalece o setor e as iniciativas para os próximos meses. Para isso, serão promovidos debates, que envolvem desde a avaliação da economia à indicação de rumos para otimizar operações, com participações de representantes de marcas e associações, gestores públicos e privados e especialistas de mercado”, afirma.
Para acompanhar as novidades, conhecer mais informações e planejar a participação, acesse https://www.feicon.com.br/pt-br.html . A feira ganhará nova edição de 2 a 5 de abril de 2024, no São Paulo Expo.
Sobre a FEICON
Com 27 edições, a FEICON é o principal evento voltado para os mercados de construção civil e arquitetura na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players da construção civil e arquitetura. Para mais informações acesse: https://www.feicon.com.br.
Sobre a RX
A RX constrói negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 43 diferentes setores da economia. É apaixonada por causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos.
Informações para imprensa
KB!COM | Comunicação Corporativa
11 4332.9808 | 11 99211.7420
Rogério Porto – roger@kbcomunicacao.com.br
Kelly Boscarioli – [email protected]
Giulia Marini - [email protected]