Veja 10 obras incríveis pelo mundo que você precisa conhecer

Por hiago

A construção é um dos elementos que nos diferencia dos animais e que separa o homem civilizado do incivilizado. Dessa maneira, a arquitetura e engenharia contribuem para obras incríveis de engenharia ao redor do mundo, que desafiam por sua grandeza e utilização de técnicas, tecnologias e linguagens inovadoras para construção.

Assim, separamos aqui 10 obras incríveis ao redor do mundo. Optamos por obras famosas e modernas (século XX e XXI) e que impactaram de forma profunda o universo da construção. Além disso, demos destaque também para obras incríveis no Brasil. São elas:

  • Hidrelétrica de Itaipu (Brasil)
  • Túnel sob o canal da mancha (França e Inglaterra);
  • Empire State Building (Estados Unidos);
  • Yachthouse Residence Club (Brasil);
  • Palm Islands (Dubai);
  • Museu do Amanhã (Brasil);
  • Museu de Guggenheim (Espanha);
  • Sagrada Família (Espanha);
  • Sede da CCTV (China);
  • O Grande Museu Egípcio (Egito).

 

1.    Hidrelétrica de Itaipu (Brasil)

A hidrelétrica de Itaipu foi construída durante o regime militar (finalizada em 1984) e é uma obra que envolveu inúmeros desafios de engenharia e diplomáticos (tendo em vista sua localização na fronteira do Brasil com o Paraguai).

A usina foi construída ao longo de 16 anos e envolveu 12,5 milhões de metros cúbicos de concreto, além de 30 mil pessoas envolvidas na construção. Para se ter uma ideia da dimensão, a quantidade de concreto utilizado seria capaz de levantar 200 estádios de futebol.

Atualmente, é a maior hidrelétrica do mundo em produção acumulada de energia.

 

2.    Túnel sob o Canal da Mancha (França e Inglaterra)

Eurotúnel, também conhecido como Túnel sob o Canal da Mancha, consiste em um túnel ferroviário construído sob o Canal da Mancha, que separa os países da Inglaterra e França. Apresenta pouco mais de 50 km de extensão e, em seu ponto mais baixo, atinge 75 metros de profundidade.

Dessa maneira, o grande desafio do túnel foi construir uma estrutura capaz de aguentar toda a pressão exercida pelo oceano no túnel. Sem dúvida, um dos maiores feitos construtivos do século XX, que precisa estar na lista de obras incríveis. 

 

3.    Empire State Building (Estados Unidos)

A década de 1930 foi difícil para os EUA, pois enfrentava a maior crise financeira da sua história — decorrente do crash da bolsa, em 1929. Dessa maneira, como política pública, o governo incentivou a construção civil e grandes obras foram construídas no período.

Um dos símbolos dessa reconstrução foi o Empire State Building, inaugurado em 1931 e desde então um cartão postal da cidade de Nova York. Em estilo Art Déco, conta com 102 andares. Foi, à sua época, a edificação mais alta do mundo.

 

4.    Yachthouse Residence Club (Brasil)

O Brasil teve a construção de grandes arranha-céus até a década de 1960: Copan (São Paulo, década de 1960), Edifício Altino Arantes (São Paulo, 1939) e Edifício Manoel Pinto da Silva (Belém, 1960). Contudo, com a aprovação das leis de uso e ocupação do solo, as edificações tiveram limitadas a capacidade construtiva de gabaritos.

Nos últimos anos, contudo, a cidade de Balneário Camboriú flexibilizou e novos espigões puderam ser construídos, com destaque para o Yachthouse Residence Club. Com inauguração prevista para 2021, conta com 81 andares e 22 elevadores para otimizar a circulação vertical.

 

5.    Palm Islands (Dubai)

Dubai é símbolo da grandiosidade que o dinheiro pode proporcionar. Localizada em um deserto, a cidade começou a se expandir em poucas décadas. A estratégia é usar as edificações para preparar a cidade para um tempo em que o petróleo deixará de ser a principal fonte de renda da cidade.

Dessa maneira, diversos hotéis, prédios e edificações foram construídos. Ou seja, obras incríveis de grande magnitude. Mas dessas, talvez a mais impressionante seja o projeto das Palm Islands. Foram criadas ilhas artificiais no oceano da cidade para construção de condomínio de alto luxo. Diversos bilionários, celebridades, artistas e esportistas adquiriram lotes na região.

 

6.    Museu do Amanhã (Brasil)

Esta é mais uma obra localizada em solo brasileiro. Foi construída para o projeto de revitalização da área portuária do Rio de Janeiro, localizado na região central da cidade. Dessa maneira, a obra tinha como objetivo criar uma nova dinâmica, atrair turistas e novos negócios para a região.

Pensando nisso, o projeto foi assinado pelo renomado arquiteto Santiago Calatrava, que já desenvolveu outros projetos em áreas portuárias, como em Puerto Madero, na cidade de Buenos Aires. O museu, como é comum às obras de Calatrava, é todo em estrutura metálica e cor branca.

 

7.    Museu de Guggenheim (Espanha)

Esse museu está localizado na cidade de Bilbao, Espanha, no que se conhece como país basco. A proposta do Museu de Guggenheim é sempre chamar atenção por sua forma arquitetônica. Em Nova York, há outro museu de Guggenheim assinado por Frank Lloyd Wright, por exemplo.

Ademais, o museu de Bilbao é assinado pelo excêntrico arquiteto Frank Gehry, famoso por sua arquitetura desconstrutivista. Dessa forma, o museu se destaca entre as obras incríveis localizadas na cidade, na Europa e no mundo. É único e chama atenção de turistas e visitantes.

 

8.    Sagrada Família (Espanha)

A Sagrada Família é uma das obras mais icônicas do mundo. Está localizada na cidade de Barcelona e é um dos cartões-postais dessa cidade desde que começou a ser construída. Seu estilo é único, fruto da mente do arquiteto que a pensou: Antoni Gaudí.

Infelizmente, o arquiteto catalão não pode ver a sua obra ser finalizada (ela está em construção até os dias de hoje!). Um dos motivos do atraso da construção está na complexidade arquitetônica. Muitos especialistas afirmam que apenas Gaudí era capaz de entendê-la de forma integral.

Contudo, outra explicação está na excentricidade de ter uma obra sempre em construção. Dessa maneira, a administração da cidade mantém e adia sempre que pode a conclusão das obras na Sagrada Família.

 

9.    Sede da CCTV (China)

É uma das obras incríveis mais icônicas da China contemporânea. É assinada pelo arquiteto holandês Rem Koolhas — que atualmente reside nos EUA. Sua arquitetura é desconstrutivista, mas, diferente de Gehry, que segue uma linha orgânica, Rem Koolhas aposta na desconstrução de formas geométricas.

Esta edificação exigiu um grande esforço dos engenheiros para calcular os esforços da estrutura. Além disso, rendeu diversas polémicas. Autoridades não ficaram satisfeitas com o formato ‘diferente’ da edificação e já se fala em proibir novas edificações parecidas.

 

10.    O Grande Museu Egípcio (Egito)

O Egito já foi a terra de uma das maiores civilizações da antiguidade. Essa sociedade foi uma das pioneiras na descoberta da escrita, geometria e outras ciências muito avançadas para a época. Além disso, se destacaram na construção de monumentos, especialmente para as pirâmides, construídas para a eternidade.

Dessa forma, o Egito contemporâneo, para honrar o seu passado, anunciou a construção de um grande museu para guardar a história ancestral da sua terra. A edificação foi projetada pelo escritório irlandês de arquitetura Heneghan Peng. Ficará implantado junto às pirâmides do Egito, a uma distância de apenas 2km.

Ademais, o museu já entra para a história, pois é considerado o maior museu do mundo dedicado à uma única civilização. Ele receberá em seu espaço mais de 100 mil artefatos do antigo Egito.

Para isso, dispõe de uma área total de 24 mil m². Além disso, conta com museu infantil anexo, com espaços educacionais, centro de conferências, núcleo de conservação e restauração.

O exterior é coberto por extensos jardins projetados por paisagistas. Na parte interna, também há inserção de plantas nativas e com forte alusão histórica ao Egito.

Sendo assim, construir é uma arte e ajuda a contar a história da humanidade na terra. Dessa maneira, conhecer as principais obras incríveis de engenharia ao redor do mundo é fundamental para se inspirar em fazer projetos e melhores construções para a nossa realidade.