Tendências Tecnológicas na Construção: Vamos falar de DIGITAL TWINS e como o mercado tem absorvido essa tecnologia de modo prático?
Por Izabella Valadão
Crédito de imagem: Divulgação
Nos últimos anos, vivenciamos a chegada de diferentes Tendências Tecnológicas dentro do setor da Construção e Arquitetura. Uma das que mais chama a atenção é a DIGITAL TWINS, você sabe o que é?
Digital Twins é um conjunto de tecnologias que juntas, levam para o mundo virtual, a simulação de um processo, serviço ou objeto físico, com características idênticas às do mundo real. Isso acontece com as imagens modeladas em 3D, seja de objetos, motores ou estruturas completas de casas e prédios. A modelagem inclui, além dos elementos estruturais, as instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e até revestimentos e acabamentos, onde é possível, caminhar e visitar todos os cômodos, mesmo antes de sua construção.
Outra vantagem é a compatibilização de todos estes elementos, dentro de uma mesma edificação, através da metodologia BIM. A ferramenta possibilita a análise de dados de vários projetos complementares dentro de um mesmo ambiente, favorecendo assim, a tomada de decisões que impactam diretamente o custo, o prazo e a performance de uma obra, antes mesmo dela começar.
O uso dessas tecnologias serve para simular situações reais de produtos existentes ou dos que ainda estejam em desenvolvimento. É possível simular resultados, próximos da realidade, de produtos e serviços que só existem na imaginação do seu criador. Seu uso tem diferentes aplicações, vai de otimizar serviços e processos de fabricação ou manutenção (gerando dados de desempenho operacionais e estatísticos) para auxiliar nas tomadas de decisão, até a representação "quase que real" de edificações com design de interior completo, para facilitar a venda de imóveis ainda em planta e aluguel à distância, seja de imóveis ou quartos de hotel.
A representação dos ambientes, com precisão na aplicação de texturas e iluminação, junto à aparência dos objetos é tão grande, que fica difícil distinguir a imagem real, da imagem virtual. Para conseguir estes resultados, é necessário ter muitas tecnologias associadas, a exemplo da inteligência artificial, a internet das coisas (IoT), Big Data, ML (Machine Learning) e DL (Deep Learning). Os principais softwares utilizados atualmente para modelagem 3D são o 3DS Max, Sketchup, Revit, ArchiCad, Armedia, Blender, Lumion 3D, V-Ray, Corona, Promob, Simlab e Enscape e são eles os responsáveis pelas imagens quase reais, que são vistas cada vez e com maior frequência, nas redes sociais, projetos de arquitetura e sites de hoteis, imobiliárias e incorporadoras.
Dessa forma, é possível aprimorar o sistema produtivo e o ciclo de vida do produto, ou do serviço, gerando manutenções preventivas mais eficientes, aumento de capacidade e fluxo operacional, além da diminuição de custos e impactos diretos e indiretos, ao meio ambiente.