Saint-Gobain Biblioteca de Objetos BIM otimiza dados e tempo no desenvolvimento de projetos 

Por Saint-Gobain

Utilização dos objetos BIM permite um ganho de agilidade e podem fornecer base de dados para ferramentas de inteligência artificial (IA).

Com uma vasta gama de produtos e sistemas, a Saint-Gobain Produtos para Construção fornece objetos BIM por meio de suas Bibliotecas, que podem ser usados em projetos de construção. Com uso dos objetos BIM os usuários podem acessar descrição, características, insumos e documentação técnica dos produtos e sistemas.

Isso pode representar um ganho de produtividade significativo, e pode servir como base de dados para processos que envolvem o uso de inteligência artificial (IA), otimizando tempo com coleta de informações para diversos fins como simulações, análises de dados e conflitos no projeto.

A criação da Biblioteca com os objetos de construção disponíveis a partir da metodologia de digitalização e padronização BIM possibilita selecionar as tipologias de produtos a serem aplicadas nos projetos, de forma mais didática e prática, permitindo o experimento do desempenho e qualidade dos materiais em cada fase do ciclo do empreendimento. Já no primeiro ano de adoção da tecnologia, a empresa conseguiu mais do que dobrar a sua capacidade de produção.

A empresa atua em duas frentes com metodologia BIM. Uma no desenvolvimento de soluções BIM para arquitetos e engenheiros, disponibilizando diversos objetos parametrizados das marcas Placo, Quartzolit, Brasilit e Isover em três diferentes plataformas (Bim Object, Bim Library Saint-Gobain e BIM BR) de forma inteiramente gratuita.

A Saint-Gobain também incorpora metodologia BIM em seus processos internos para elaboração de especificações e orçamentação de obras. A equipe de projetos do departamento de Assistência técnica tem adotado a metodologia BIM desde 2016. Antes do BIM, a equipe costumava entregar, em média, cerca de 300 projetos por ano. Atualmente, graças à utilização do BIM com o uso de softwares de modelagem como o Autodesk Revit e ferramentas de programação como o Dynamo, o número de projetos anuais chegam até 1.500.

Esta quantidade se dá em função do ganho de tempo em relação ao desenvolvimento dos projetos, que antes da ferramenta, levava de 15 a 20 dias, e utilizando a ferramenta, levam até 5 dias em média, permitindo a elaboração de mais projetos.

A Saint-Gobain Produtos Para Construção ano a ano segue aumentando o número de objetos na plataforma, e todos os meses diversos projetistas fazem o download destes arquivos e utilizam em seus projetos. A empresa, líder mundial em soluções para construção civil, viu aumentar significativamente o volume de projetos entregues no país graças à adoção da tecnologia, voltada tanto para o público interno quanto ao externo, como arquitetos, construtoras e outros profissionais.

A iniciativa inovadora levou a Saint-Gobain a ser reconhecida no Prêmio de Excelência BIM em duas oportunidades, pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).