Planejamento de sistema construtivo ajuda a diminuir tempo e gastos de obras

Planejamento de sistema construtivo ajuda a diminuir tempo e gastos de obras

Obras em 2025 - como fica o mercado? Este foi o tema do último episódio do ano, da FEICON LIVE, transmitido na quinta, dia 19. Com a participação do engenheiro Matheus Emerich, o encontro virtual contou com a mediação da embaixadora do evento, Iza Valadão, também engenheira e especialista na área.

Matheus tem mais de um milhão de seguidores em sua rede social e seu propósito é ensinar as pessoas a construírem casas incríveis dentro do custo. O profissional faz sucesso dando dicas que vão desde a escolha de materiais de construção até detalhes para que as residências fiquem com cara de “casa de revista”. 

Para Emerich, o Brasil vive um momento equilibrado no setor, porém os custos estão em alta. “Em 2019 se construía uma casa de alto padrão por R$2.800 o metro quadrado, hoje o valor mais do que dobrou. Chega a quase R$6 mil a mesma obra. Mesmo assim, vejo um momento de oportunidades. O sonho de todo brasileiro sempre será a casa própria. Temos de pensar em alternativas, acelerar o setor e melhorar sempre”, completou.

Outro destaque do encontro foi sobre o prazo para se construir. “Quanto mais demora, mais aumentam os custos. Temos de pensar que, às vezes, vão 12 meses somente para o projeto sair do papel. Mais um ano para a obra ser realizada, ou seja, os produtos vão subindo. Não adianta esperar, os preços não vão diminuir. Tem de iniciar”, explicou. Acrescentou dizendo que imóvel sempre tende a valorizar, como acontece há séculos.

Maneiras de economizar 

Na hora de colocar em prática uma obra, do início ao final, vale lembrar que existem sim várias formas de economizar. “A pessoa tem de superar o processo e estudar alternativas com o auxílio de um bom profissional. Hoje existem sistemas construtivos inovadores. Temos de abrir nosso olhar para o diferente, sair do comum. Recomendo escolher antes mesmo do projeto o sistema de construção, para assim planejar gastos”, explicou.

Iza Valadão abordou que 80% das obras são realizadas sem ajuda de um engenheiro ou de um arquiteto no país. “O que acarreta em custo mais alto e muito desperdício, pois não há planejamento. Com orientação corta-se tempo e gasto”, exemplificou. 

Feicon em destaque

Matheus visita a Feicon há alguns anos e abordou a ebulição constante que o evento proporciona. “A feira revolucionou a minha forma de pensar. Me propicia inspiração para o novo, para construir com mais inteligência”.  Ainda disse que o evento é importante para profissionais que estão começando ou não. “Sempre terá o que se absorver dela. É um espaço para parcerias, negociações e esclarecimentos. O mundo é dos ‘fazedores’, temos de fazer e acontecer em um setor maravilhoso”, finalizou.

A FEICON reunirá os principais nomes do setor e as últimas novidades do mercado em sua próxima edição, que será realizada de 8 a 11 de abril de 2025, no São Paulo Expo.