Melhorando a produtividade em uma fábrica de tintas por meio de tecnologias da Indústria 4.0

Por Wiliam Saraiva publicado via LinkedIn

Foto: Divulgação

O advento das tecnologias da Indústria 4.0 revolucionou vários setores, e o setor de tintas não é exceção. Com o potencial de otimizar processos e aumentar a produtividade, a integração das tecnologias existentes da Indústria 4.0 em uma planta de fabricação de tintas pode gerar benefícios substanciais. Este artigo explora as principais estratégias de como fazer isso.

Conectividade e integração de dados

Estabelecer uma infraestrutura de rede robusta e garantir conectividade perfeita entre máquinas, dispositivos e sistemas é vital para o aumento da produtividade. A implementação de soluções de Internet das Coisas (IoT) permite a coleta, análise e compartilhamento de dados em tempo real em toda a fábrica. Isso permite manutenção proativa, gerenciamento de estoque eficiente e programação otimizada. Podemos citar alguns exemplos de OKRs que podem ser facilmente monitorados:

1.    Rendimento da produção: mede a porcentagem de produtos acabados que atendem aos padrões de qualidade. Ele ajuda a identificar quaisquer ineficiências ou defeitos no processo de fabricação.

2.    Eficiência da produção: Acompanhe a utilização de recursos como matérias-primas, energia e mão de obra para garantir eficiência e economia ideais.

3.    Taxa de Defeitos: Monitore o número de lotes defeituosos ou a ocorrência de imperfeições/ajustes para avaliar a eficiência das formulações.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Manutenção preditiva

Ao utilizar dados de sensores e análises avançadas, a manutenção preditiva pode ser implementada em uma fábrica de tintas. O monitoramento da integridade das linhas de envase em tempo real permite a detecção precoce de possíveis falhas, reduzindo o tempo de inatividade não planejado e perdas de produção. As práticas de manutenção proativa otimizam o desempenho da máquina, melhoram a confiabilidade e reduzem os custos de manutenção.

Manuseio automatizado de materiais

A integração de sistemas automatizados de manuseio de matérias-primas, aumenta a produtividade ao simplificar o fluxo de materiais na planta. Veículos guiados automaticamente (AGVs) e sistemas robóticos podem transportar com eficiência matérias-primas, intermediários e principalmente produtos acabados. Isso reduz o manuseio manual, minimiza os erros e garante a entrega pontual, levando a um maior rendimento.

Controle de processo avançado

A implementação de sistemas avançados de controle de processo baseados em inteligência artificial e algoritmos de aprendizado de máquina permite o controle preciso dos parâmetros.

Monitoramento em tempo real e ajuste de variáveis como Viscosidade, Densidade, cor resultando em melhor qualidade e na redução de desperdício.

Recentemente os pesquisadores brasileiros Rogério Auad e Ernani Paludo, CEO e Diretor Técnico da RMA Tech, lançaram uma nova tecnologia para medição de cor durante a fabricação do lote, esse equipamento torna possível medição da cor e a força de tingimento de forma online e automatizada, tornando o processo de controle de qualidade uma ferramenta que aumentar a produtividade e garante mais precisão e menos variabilidade.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Técnica de medição de COR em base úmida (líquida), permitindo medição rápida e precisa de cores sólidas, que podem ser integradas diretamente aos processos de fabricação. site: https://rmatech.com.br

Essa tecnologia elimina de padrões externos e, assim, a propagação de erros relacionados à fabricação de bases padronizadas e as imprecisões associadas à dosagem e aplicação. Tem ganhos de produtividade altíssimos, podendo chegar em até 90% de redução no tempo de medição e ciclo de ajuste das cores na fábrica, através da eliminação de erros instrumentais e humanos (pesagem, secagem, aplicação, etc).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Sistema de produção automática com controle e ajuste online de propriedades. site: https://rmatech.com.br

Com a implementação dos recursos da Industria 4.0, pode-se também melhorar indicadores que são fundamentais para a gestão da indústria como:

1.    Segurança do funcionário: monitor incidentes no local de trabalho, quase acidentes e métricas relacionadas à segurança para garantir um ambiente de trabalho seguro e a conformidade com os regulamentos de segurança.

2.    Custos de produção: analisa e monitora os custos gerais associados à produção, incluindo matérias-primas, mão de obra, utilidades e manutenção e com isso consegue identificar oportunidades de redução de custos e otimização de processos.

3.    Lead Time: mede o tempo necessário para atender os pedidos dos clientes a partir do momento em que são recebidos. Isso ajuda a avaliar a eficiência do processo de produção e permite a entrega pontual aos clientes.

Não somente na fábrica, mas também na gestão da cadeia de fornecimento, a implementação da indústria 4.0 pode ajudar no controle dos estoques.

Gestão Inteligente de Inventário

As tecnologias da Indústria 4.0 facilitam o gerenciamento inteligente de estoque, reduzindo a falta de estoque e minimizando os custos de manutenção de estoque.

Utilizando dados de sensores de IoT, os sistemas integrados de gerenciamento de estoque podem monitorar o consumo de material, acionar automaticamente o reordenamento e otimizar os níveis de estoque. A previsão precisa da demanda e a visibilidade da cadeia de suprimentos levam a uma maior produtividade e economia de custos.

Visualização aprimorada e suporte à decisão:

A integração de ferramentas e painéis de visualização de dados fornece informações em tempo real sobre as operações da planta, permitindo a tomada de decisões informadas. Os principais indicadores de desempenho (KPIs) podem ser rastreados e a análise orientada por dados permite que os gerentes de fábrica identifiquem gargalos, otimizem os fluxos de trabalho e melhorem a produtividade geral. As ferramentas de visualização facilitam a comunicação e a colaboração eficazes entre as partes interessadas.

Como demonstramos as tecnologias existentes da Indústria 4.0 podem aumentar significativamente a produtividade de uma fábrica de tintas. Conectividade, manutenção preditiva, manuseio automatizado de materiais, controle de processo avançado, gerenciamento de inventário inteligente e visualização aprimorada e suporte à decisão são áreas-chave nas quais focar.

Ao adotar essas estratégias, as fábricas de tintas podem liberar todo o seu potencial, obtendo maior eficiência, custos reduzidos, maior competitividade no mercado de forma sustentável e com certeza atingindo os principais indicadores de um programa ESG.

E você, o que está fazendo para melhorar sua produtividade e reduzir os seus custos? W2S, transformando as suas ideias em resultados!

 

Agradecimentos aos amigos Rogério Auad e Rogério Paludo pelas informações compartilhadas. RMA TECH. www.rmatech.com.br.

 

Conheça alguns expositores já confirmados na FEICON 2024, que tem produtos e soluções especializadas em tintas!