Inovação digital impulsiona produtividade e sustentabilidade no setor da construção
Inovação digital impulsiona produtividade e sustentabilidade no setor da construção
A transformação digital no setor da construção civil foi o eixo central de um dos painéis da Feiconference – Conferência Internacional da Construção Civil, realizada durante a FEICON.
Com o tema “Panorama internacional de projetos em BIM e ferramentas para alavancar produtividade e qualidade” e conduzido pela arquiteta Fernanda Machiavelli, o painel reuniu reflexões, experiências e soluções baseadas na adoção de tecnologias como BIM (Modelagem da Informação da Construção), inteligência artificial e algoritmos generativos — recursos que já estão revolucionando a forma como se projeta, constrói e opera empreendimentos ao redor do mundo.
Durante a palestra, Fernanda compartilhou cases internacionais, como o caso de um hospital universitário na Noruega desenvolvido com base no conceito DFMA (Design for Manufacture and Assembly), no qual diversos elementos construtivos foram pré-fabricados fora do canteiro, otimizando tempo, recursos e promovendo uma obra mais limpa e segura.
Entre os principais pontos abordados, esteve o uso da visão computacional para mapear a ocupação dos espaços e gerar dados que ajudam a aperfeiçoar o projeto, analisando o comportamento dos usuários no ambiente construído. A combinação entre sensores, câmeras e modelos BIM permite não apenas observar o uso do espaço, mas também retroalimentar os processos de projeto e operação.
Além disso, Fernanda destacou a importância de criar fluxos de informação conectados entre as equipes, garantindo mais rastreabilidade e segurança de dados ao longo de todas as etapas da obra. “É possível, com as ferramentas disponíveis hoje, simular e tomar decisões mais acertadas desde a fase de concepção até a operação dos edifícios”, reforçou.
A arquiteta também chamou atenção para o fato de que boa parte dessas inovações já estão disponíveis no mercado brasileiro, mas ainda são subutilizadas por empresas do setor. “Não estamos falando de um futuro distante. O BIM em nuvem, a automação de processos e o uso de IA já são viáveis hoje. O desafio é adotar essas tecnologias de maneira estratégica”, afirmou.
Credenciamento
O credenciamento para a FEICON 2025 acontece on-line e gratuito, ele é válido para visitantes, imprensa e assessorias e pode ser feito por meio do site.
Sobre a FEICON
Com 29 edições, a FEICON é o principal evento voltado para os mercados de construção civil e arquitetura na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players da construção civil e arquitetura. Para mais informações acesse: https://www.feicon.com.br
RX
A RX oferece oportunidades de conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.
RX – In the business of building businesses
RELX
A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. Empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte, a RELX se destaca no mercado global. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.
*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors