FEICON mostra a força das mulheres na construção civil
FEICON mostra a força das mulheres na construção civil
Além da presença de especialistas, executivas e lideranças femininas, programação técnica e de conteúdo da feira traz jovens em formação que sonham com um futuro no setor
A presença feminina no setor da construção civil segue em crescimento e esse protagonismo ganha visibilidade na FEICON 2025, maior feira da construção civil da América Latina, realizada até dia 11 de abril no São Paulo Expo, em São Paulo. Neste ano, a participação ativa de mulheres em cargos técnicos, executivos e acadêmicos é evidenciada na programação da Feiconference – Conferência Internacional da Construção e Arquitetura, que trouxe especialistas de todo o país para discutir os rumos da indústria da construção.
Apesar da presença masculina ainda ser predominante, o avanço da representatividade das mulheres no setor é expressivo e revela a abertura de novas oportunidades e políticas de inclusão.
Como é o caso da pedreira azulejista Kethy Molina Marques. Com 20 anos de experiência e há 8 à frente da sua própria marca, ela começou como pintora e eletricista, se especializou como pedreira azulejista e depois ampliou sua atuação com serviços de pintura e elétrica. Kethy relembra que, no início, o mercado oferecia produtos voltados apenas aos homens, mas que, aos poucos, passou a reconhecer e valorizar a força feminina na construção civil.
A estudante Milena Hiakuna, de 19 anos, participou da FEICON junto com o SENAI, onde faz curso de construtor de edificações. Ela já é formada em hidráulica e finaliza em julho o curso de construções para poder trabalhar na área que tanto gosta.
No estado de São Paulo, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SP) registra mais de 53 mil profissionais do sexo feminino (Fonte: Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).
Mulheres no centro das discussões:
A programação técnica e de conteúdo da FEICON contou com a participação de especialistas, executivas e lideranças femininas de empresas como Magazine Luiza, Ibevar e Senai-SP, projeto Caçamba do Bem, além de entidades como o Instituto Mulheres na Construção. Mais informações no site www.feicon.com.br.