FEICON LIVE debate sobre sustentabilidade no setor de construção civil
Com o tema “Do canteiro ao Planeta: a sustentabilidade como mecanismo de negócio”, a FEICON LIVE de quinta-feira (20) contou com a participação da arquiteta e empresária, Sami Meira, e mediação da engenheira e embaixadora da FEICON 2025, Iza Valadão.
Sami Meira atua na área de sustentabilidade há 16 anos. Há 8 anos fundou a empresa UGREEN - que promove educação e consultoria sobre a área para 188 países por meio de uma plataforma de ensino, com mais de 50 cursos e 400 aulas já gravadas.
Segundo Sami, a sustentabilidade na prática envolve dinheiro, eficiência e inteligência. “Temos de oferecer dados, comparativos e simulações. É preciso que os tomadores de decisões de uma empresa, por exemplo, saibam o quanto ela é eficiente, para saírem da zona de conforto e fazerem o investimento. Uma economia de 10% ou de 5% com sustentabilidade, no início, parece pequena, mas pode mudar visões no futuro”, explica a arquiteta.
Durante a live, a profissional abordou os materiais biodegradáveis. “Tudo é biodegradável. Acontece que alguns materiais demoram cem anos para se decomporem. Temos que estar atentos ao tempo. Na construção civil é preciso saber para qual local os materiais pós-obra irão. Muitos elementos podem servir para outras construções. É importante termos uma visão consciente, fazer circular os produtos”, exemplifica.
Influência do clima
Sobre o clima, Sami deixou claro que ele é o rei. “Interfere em um projeto como um todo. Os materiais precisam ser escolhidos de acordo com o que acontece naquele local. Para assim, podermos organizar elementos em vidro, conforto térmico, sombreamento, entre outras características. O bambu é sustentável, mas se ele vier de longe, demorar dias, atravessar oceanos, ele deixa de ser. É um estudo por inteiro, 360 graus”, argumenta.
Ainda no bate-papo, a profissional abordou os canteiros de obras no Brasil. “Em alguns, pregos e parafusos são confetes, e estão em todo o espaço. Materiais como aço, metal, ferro e alumínio são caros. É necessário conscientização”, conclui.
Presença confirmada
Sami já confirmou sua presença na FEICON 2025 e, juntamente com a Iza Valadão, fará encontros com inúmeros profissionais do setor. “Estarei no evento para trocar ideias, conhecer as novidades e aprender muito”, diz.
Em sua 29ª edição, a FEICON será realizada de 8 a 11 de abril de 2025, no São Paulo Expo e reunirá mais de mil marcas dos setores de acabamentos, instalações, estrutura e externos, incluindo mais de 360 expositores internacionais. O evento espera receber cerca de 100 mil visitantes compradores, tanto do Brasil quanto de 70 países.