5 Ferramentas digitais para facilitar os processos na construção civil

Por KB!Com

5 aplicativos de construção civil para melhor produtividade e redução de impactos ambientais.

Crédito da imagem: divulgação

Aos poucos, mas com cada vez mais velocidade, a construção civil vai deixando para trás a ideia geral de que o setor tem baixa adesão à tecnologia. A FEICON, como vitrine de tendências, mostra à cada edição que o cenário já é bem diferente do registrado no pré-pandemia, onde o digital ainda representava um desafio.

 

De lá para cá, muita coisa aconteceu. O avanço da inteligência artificial na indústria, robôs, Chat GPT, uso de realidades aumentada e virtual, evolução da impressão 3D e do armazenamento em nuvem, além de, claro, surgimento de aplicativos disruptivos que potencializam resultados. A organização do evento com o mix mais completo de soluções da indústria na América Latina separou 5 apps com benefícios muito interessantes para o trabalho, do projeto à obra.

 

1 – Calculadora CECarbon – Sinduscon

Área: Sustentabilidade e economia

O que é: ferramenta para mensurar os indicadores de emissões de energia durante a execução, desde a extração até a chegada dos materiais nos canteiros.

O que faz: a calculadora permite a criação de indicadores e escolhas de sistemas construtivos e materiais com menor impacto ambiental. O sistema também contribui para o desenvolvimento de políticas públicas, como é o caso da Portaria do Ministério das Cidades MCID No 725, de 15 de junho de 2023, que recomenda a utilização da CECarbon.

Resultados: Desde o lançamento, em 2020, são 478 usuários cadastrados de mais de 10 estados e o Distrito Federal. A média é de 300 visualizações da plataforma por mês, inclusive de países como China, Estados Unidos, Holanda, Finlândia, Alemanha e França.

Onde encontrar: https://www.cecarbon.com.br/

Sobre como o app se encaixa no cenário de necessidades atuais, Lilian Sarrouf, Coordenadora Técnica do Comitê de Meio Ambiente do Sinduscon-SP, diz: “as empresas têm se preocupado em medir suas emissões e mitiga-las e as instituições financeiras também têm criado linhas de financiamento que aplicam critérios sustentáveis para o setor da construção. Essas ações acabam criando um movimento em toda a cadeia de transição para uma economia sustentável.

 

2 – Aplicativo da CBIC

Área: Notícias e dados

O que é: plataforma projetada para atender necessidades da comunidade de construção com informações sobre a indústria e também do mercado imobiliário.

O que oferece: estão disponíveis serviços exclusivos, como análise de dados – Power B.I., além de custos da construção, índices econômicos, infraestrutura, entre outras categorias.

Onde encontrar: https://brasil.cbic.org.br/cbic-app

Nota: Este app foi lançado na FEICON 2023.

 

 

3 – LandApp

Área: Transportes

O que é: ecossistema de logística de materiais e resíduos sólidos

O que faz: conecta construtoras, caminhoneiros e outros parceiros da cadeia da construção civil. O objetivo é reduzir distâncias percorridas pelos caminhões e, consequentemente, diminuir custos e as emissões de CO2; Empresa também tem Aterro Zero para reaproveitamento dos materiais de qualidade entre as obras.

Resultados: A LandApp indica que já conectou 86 obras, reaproveitou 183.593,59m³ de materiais que seriam descartados, economizando 1.104.000 kms percorridos, reduzindo 790 toneladas de CO² e compensando 5.500 árvores.   

Onde encontrar: https://landapp.com.br/

“A LandApp também disponibiliza dashboards completos com os KPI´s das obras e os consolidados por construtora, além de todas as documentações e certificações necessárias para auditoria”, explica Mayara Protti Domingues Vieira, Founder e Chief of People, Tech, Finance and Marketing.

 

4 – Construct App

Área: Gestão

O que é: ferramenta de gerenciamento de projetos com foco em produtividade

O que faz: Reúne todo o ciclo de gerenciamento, possibilitando acesso a relatórios de obras em segundos e o compartilhamento com as equipes dos dados mais atuais dos projetos, incluindo número ilimitado de fotos, mensagens de texto e de voz, planta digital com marcações, listas de tarefas, entre outras funcionalidades.

Resultados: De acordo com a empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, a Construct, é possível reduzir de 25% a 35% de horas trabalhadas, mas, dependendo do tipo de obra, o índice pode chegar a 50%.

Onde encontrar: https://constructapp.io/pt/

 

 

5 – Toc Toc

Área: Acabamentos

O que é: startup de tecnologia que conecta o consumidor final aos profissionais de pintura e compra de materiais para execução dos serviços

O que faz: oferece para os clientes a facilidade de encontrar os fornecedores mais qualificados, com facilidade de cotações, maior agilidade e orçamentos justos. Já para os pintores, mais oportunidades de trabalho, possibilidade de parcelamento e garantia do recebimento. Um detalhe importante é que os cálculos de preços são feitos pelo app, evitando leilões.

Resultados: O aplicativo foi testado durante o ano de 2022 e lançado na FEICON 2023. A startup já nasceu com valuation de cerca de R$ 4 milhões de reais e a expectativa é fechar este ano com mais de 260 obras e receita bruta de R$ 1,6 milhão.

Onde encontrar: https://apptoctoc.com.br/

 

“Além da visibilidade e das oportunidades, a transparência também é muito importante. O valor do serviço é 100% repassado para o profissional contratado”, explica Renato Sá, CEO da Tintas MC e founder da startup Toc Toc.

“É tempo de falarmos de conectividade, de sistemas que conversam, da possibilidade de interagir com diferentes redes. Os aplicativos são parte disso e sabemos que tudo que está aos alcance das mãos, nas telas dos celulares, facilita e agiliza processos e até tomadas de decisão. Entre tantos pilares para o setor de construção, a FEICON é inovação, é uma porta para que os profissionais vejam o mercado do futuro e isso, com certeza, será ainda mais evidente na edição 2024”, explica Ana Paula Pinto, gerente do evento.

 

Acompanhe as novidades sobre a FEICON e o mercado nos canais oficiais da feira.