O que é arquitetura biomimética?
Em 1941, o engenheiro suíço George de Mestral, acompanhado de seu cão, fazia uma das suas caminhadas recorrentes pelos Alpes quando observou que as sementes de uma determinada espécie dotada de espinhos e ganchos colavam constantemente na sua roupa e no pelo de seu cachorro. Foi a partir dessa observação e do estudo de tal planta que, sete anos mais tarde, ele criou o conhecido velcro, um tecido repleto de minúsculos ganchos que possibilitam a sua fixação em determinadas superfícies.
A inspiração de Mestral na natureza, como uma imitação e replicação do comportamento de um organismo biológico, foi popularizada por Janine Benyus, no seu livro Biomimicry – Innovation Inspired by nature (1997) sob o conceito de biomimética. Nele a autora apresenta três vertentes que relacionam a criação e inovação humana com a natureza. A natureza como modelo, a natureza como medida e a natureza como mentora.
Esta é uma curadoria de conteúdo feita pela Reed Exhibitions sobre o setor. Para saber mais sobre o que é arquitetura biomimética e detalhes do conceito apresentado por Janine Benyus, leia o artigo produzido por Camilla Ghisleni para o ArqDaily.