Inteligência artificial na construção civil ganhou destaque no segundo dia da FEICON

Inteligência artificial na construção civil ganhou destaque no segundo dia da FEICON

Tema foi abordado durante a Feiconference e Simpósio Sincomavi; Luiza Helena Trajano também marcou presença na feira, que segue até o dia 11, no São Paulo Expo

Por: Redação

A construção civil vem passando por uma verdadeira revolução digital. Tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) estão cada vez mais presentes nos canteiros de obras, nos escritórios de engenharia e na cadeia produtiva como um todo. Otimização de processos, redução de custos, aumento da segurança e previsibilidade em obras são apenas alguns dos avanços já proporcionados por soluções inteligentes. A FEICON, maior evento do setor na América Latina, trouxe esse debate à tona no segundo dia de programação, com painéis que reforçaram a importância da tecnologia no desenvolvimento de um setor mais eficiente e inovador.

Durante painel na Feiconference - Conferência Internacional de Construção e Arquitetura, a especialista Mariana Panitz, cofundadora da Construflow, falou sobre o tema “Do burnout tecnológico à estratégia inteligente” e propôs uma reflexão sobre como as novas tecnologias podem ser aplicadas de maneira eficaz.

“A IA na construção civil ainda está em uma fase embrionária. Estamos aprendendo a lidar com essa nova ferramenta, a entendê-la e, principalmente, a aplicá-la com inteligência e propósito", afirmou.

Segundo ela, 96% dos profissionais acreditam que a inteligência artificial pode melhorar o desempenho no trabalho, mas poucos sabem como utilizá-la de forma eficaz. E isso não é culpa do profissional, afinal, só em 2024, mais de 15 mil soluções baseadas em IA foram lançadas. “Se eu dedicasse apenas uma hora para testar cada uma delas, levaria 625 dias. É impossível acompanhar”, explicou.

Inovações no varejo

Já Caio Camargo, fundador do VarejoCast e especialista em inovação no varejo, que participou da 19ª edição do Simpósio Sincomavi, que integra a programação da FEICON, afirmou que a inteligência artificial transformará, cada vez mais, a forma como as empresas se posicionam de forma on-line. Ele apresenta o surgimento de um novo hábito, que chama de "IAO" (Otimização para Respostas de IA), como um substituto para o tradicional Search Engine Optimization (SEO).

Enquanto o SEO oferece a possibilidade de aparecer em diferentes páginas de resultados, com a IA a empresa "ou está ou não está" na resposta direta fornecida ao usuário. Essa dinâmica reflete a crescente demanda dos consumidores por respostas rápidas e diretas, em vez de longas buscas.

Nesse contexto, a otimização de materiais torna-se essencial. Camargo sugere a busca por veiculação em fontes de informação confiáveis, como jornais, a manutenção de conteúdos sempre atualizados e o uso de embasamento para que a empresa seja valorizada pelas IAs.

O especialista abordou ainda como as empresas já estão usando a tecnologia para conquistar vantagem, assim como o grande interesse das BigTechs nos EUA e na China. “É uma nova corrida espacial, pois quem dominar essa conversa controlará os dados, que são o novo petróleo da atualidade”, comenta.

Integração tecnológica

Luiza Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza, também marcou presença na 19ª edição do Simpósio Sincomavi. A empresária destacou o papel da inovação e a integração tecnológica promovida pela Inteligência Artificial (IA) no atendimento ao cliente e anunciou a expansão do MagaLu Cloud, a primeira infraestrutura de nuvem totalmente brasileira.

Em sua participação no evento, ela também frisou a importância do setor da construção, cujo bom andamento impacta as demais áreas, como o varejo. “O Brasil precisa de 20 milhões de casas próprias em 10 anos para ter um nível de igualdade semelhante ao de países desenvolvidos. A construção emprega desde o pedreiro, muitas vezes sem estudo, até o engenheiro de formação. Por isso, torcemos muito para que o ramo continue a crescer”, declarou.

Lançamentos com IA

A 29ª edição da FEICON reúne mais de mil marcas expositoras e, nesta edição, a Inteligência Artificial ganha protagonismo ao mostrar seu potencial para o setor da construção civil. Entre os lançamentos de produtos apresentados na feira, está o Val, um canal de atendimento via WhatsApp com IA integrada, da Vedacit, empresa do ramo de impermeabilização.

A ferramenta funciona como um especialista virtual e com base em fotos e vídeos enviados pelos clientes, ela é capaz de realizar diagnósticos precisos e sugerir soluções específicas para os problemas identificados. Ao analisar a imagem de uma parede com infiltração, por exemplo, o sistema recomenda o produto mais adequado para resolver a questão. Além de responder a perguntas sobre produtos e oferecer orientação técnica, a tecnologia também recomenda soluções sustentáveis e compartilha informações sobre programas de treinamento e eventos.

Outras iniciativas podem ser encontradas também na Rota da Sustentabilidade, que evidencia expositores com soluções voltadas à construção sustentável, e no Selo Inovação Varejo, que reconhece produtos e tecnologias de ponta.

Credenciamento

O credenciamento para a FEICON 2025 já está aberto. On-line e gratuito, ele é válido para visitantes, imprensa e assessorias e pode ser feito por meio do site.

 

Sobre a FEICON

Com 29 edições, a FEICON é o principal evento voltado para os mercados de construção civil e arquitetura na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players da construção civil e arquitetura. Para mais informações acesse: https://www.feicon.com.br

 

RX

A RX oferece oportunidades de conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.

RX – In the business of building businesses

www.rxglobal.com/rx-brazil

RELX

A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. Empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte, a RELX se destaca no mercado global. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.

*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors