Boletim diário da Feicon Batimat 2018 | 12 de abril

12 abr 2018

Boletim | 12 de abril

Nesse terceiro dia da Feicon Batimat, principal evento para a cadeia da construção e arquitetura na América Latina, visitantes e expositores se reuniram com a finalidade de discutir questões importantes para varejistas, atacadistas e distribuidores.

No Núcleo de Conteúdo, espaço que contempla palestras curtas e dinâmicas, no chão da feira, o professor da Universidade ANAMACO, Joaquim Ramalho, falou sobre as nuances da precificação dos produtos nas lojas de materiais de construção e deu dicas de como melhorar a rentabilidade do negócio. Segundo ele, é necessário que o lojista conheça bem seu estoque.

“Aproximadamente 92% das empresas varejistas não sabem calcular o preço de venda. Além disso, 32% do custo operacional é dinheiro jogado fora, com retrabalhos e outras atividades não produtivas”, explicou Ramalho. Uma das alternativas para reverter este quadro é identificar o padrão de consumo da loja, analisar os produtos mais buscados pelos clientes e ter controle total do estoque. “Reduzir a capilaridade dos produtos e ter mais exatidão sobre os produtos que geram um maior fluxo de caixa são imprescindíveis para uma saúde financeira corporativa equilibrada”, afirmou.

Outra palestra da tarde, ministrada por Marcos Morrone, sócio-fundador da No Varejo e bacharel em comunicação visual e desenho industrial pela FAAP, abordou o futuro do pequeno e médio varejo. Ele apresentou cases de sucesso que comprovam que é possível realizar mudanças e desenvolver o negócio de forma prática e assertiva. “Estamos em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado e as mudanças são necessárias para o desenvolvimento do pequeno e médio varejo. É fundamental preparar e adaptar sua loja hoje para o futuro”, revelou o executivo especializado no desenvolvimento de conceitos de lojas com ênfase em design, layout, desenvolvimento de mobiliários especiais, arquitetura de interiores e merchandising.

Em outra iniciativa, o departamento da Indústria da Construção da Fiesp, representado por seu diretor, Waldemir Romero, se fez presente no núcleo de conteúdo de arquitetura e decoração, apresentando palestra com o tema “Alerta e Importância das obras de reforma em edifícios antigos”. Com os assentos praticamente lotados, Waldemir ressaltou a diferença na preocupação das pessoas com a sua segurança em diferentes situações. O temor por assaltos, sequestros e acidentes de trânsito costuma ser alarmante, enquanto que o receio por um desabamento, incêndio ou inundação causado por más condições do imóvel são, muitas vezes, relevadas de maneira inconsequente.

“O risco que corremos por estarmos num edifício antigo que não recebeu manutenção adequada é tão grande quanto andar de moto sem capacete, viajar num carro que não passou por sua revisão. Infelizmente num período recente vivenciamos tragédias recentes no país e a sensação é de que a lição não está sendo aprendida, fazendo com que o erro se repita e o preço seja pago pelo morador, pelo cidadão”, alertou Waldemir logo em sua fala inicial. A palestra seguiu com exemplos de casos recentes de tragédias ocorridas por falta de manutenção em edifícios antigos, como o incêndio no museu da língua portuguesa em dezembro de 2015, ocasionado pela explosão de uma lâmpada que sobreaqueceu por conta de um problema na rede elétrica do edifício. A falta de manutenção ou as reformas sem planejamento costumam ser as maiores causas desse tipo de episódio.

A solução do problema, segundo o palestrante, começa com uma legislação adequada. A Fiesp trabalha em um projeto de três etapas, o “projeto Deconcic”. Num primeiro momento, de imediato, o intuito é fazer obrigatórias as vistorias técnicas e periódicas em edifícios de grande afluência (fábricas, armazéns, portos, usinas, etc.). A segunda etapa, prevista para daqui três anos, conferir obrigatoriedade de vistoria aos prédios não residenciais. Em um último momento, previsto para 10 anos, esse requerimento será estendido aos imóveis residenciais. O projeto Deconcic é apoiado pela Fiesp e outras 13 associações, analisando e sugerindo projetos de lei municipais, estaduais e federais que dialogam com os objetivos estipulados pelo projeto.

Já durante o Archathon, os times selecionados para a segunda fase foram orientados por mentores - profissionais renomados do mercado - que atuaram como conselheiros e deram suporte para o desenvolvimento dos projetos dentro da proposta do evento. O desafio desta edição é projetar uma cozinha experimental anexa a uma área de refeições e banheiros, inspirado nas necessidades de uma das unidades da CREN (ONG atuante no combate e prevenção à má nutrição infanto-juvenil). Nildo José, arquiteto e mentor nesta edição do evento, destaca o papel da arquitetura como forma de mudança social e ressalta a qualidade dos projetos. “Importante ressaltar a questão da arquitetura não só como estética, mas como ferramenta de mudança social. Estou bem surpreso com a qualidade dos grupos dos profissionais e da apresentação final. Acho que teremos um projeto de excelência para ajudar na ONG”.

Expositores

Em seu terceiro dia, a 24ª Feicon Batimat segue recebendo um grande público de visitantes. Os expositores estão surpresos com a regularidade do movimento e muito satisfeitos com a presença de visitantes qualificados de todas as regiões do Brasil. “Pelo que nós percebemos nos três dias de feira o público tem se mantido e o estande está sempre cheio. Em relação aos anos anteriores, com menor movimento de visitantes e clientes, esse ano está sendo ótimo. Vários clientes nossos do brasil todo vieram para o estande. Hoje mesmo recebemos visitas de grupos do Maranhão, Tocantins, Alagoas, então vem gente do Brasil todo aqui. Amanhã vai ser bom também, estande lotado com certeza”, comentou Ivan Tirloni, coordenador de vendas regional da Tramontina.

Com produtos destinados aos mercados florestal, agropecuário, jardinagem profissional, limpeza e conservação, construção civil e doméstico, a STIHL aproveita sua presença na feira para apresentar sua mais recente novidade: a linha Domestic, contemplando produtos como Podador, Soprador e Roçador que já possuem baterias internas recarregáveis. “O movimento da feira foi bastante positivo para nós. Recebemos muitos profissionais querendo revender produtos da Stihl. Tivemos muitos contatos de fornecedores que vieram prospectar serviços ou oferecer alguma inovação, o que para nós é bastante gratificante este tipo de contato. Ficamos impressionados com o alto número de empresários querendo revender nossos produtos, buscando prospecção de negócios”, celebra Jamyle Quevedo, analista de marketing da empresa.

Com produtos destinados aos mercados florestal, agropecuário, jardinagem profissional, limpeza e conservação, construção civil e doméstico, a Stihl aproveita sua presença na feira para apresentar sua mais recente novidade: a linha Domestic, contemplando produtos como Podador, Soprador e Roçador que já possuem baterias internas recarregáveis. “O movimento da feira foi bastante positivo para nós. Recebemos muitos profissionais querendo revender produtos da Stihl. Tivemos muitos contatos de fornecedores que vieram prospectar serviços ou oferecer alguma inovação, o que para nós é bastante gratificante este tipo de contato. Ficamos impressionados com o alto número de empresários querendo revender nossos produtos, buscando prospecção de negócios”, celebra Jamyle Quevedo, analista de marketing da empresa.

Participando pela primeira vez da Feicon Batimat, a Pedralusa Stones, empresa de importação, exportação e extração de mármores e granitos, traz para o mercado a bancada em porcelana TPB (TOP PORZELANIK BARCELONA), que conquistou o Selo Inovação Varejo, e aposta no evento para alavancar os negócios. De acordo com Patrícia Chaves, diretora comercial da Pedralusa Stones, a participação deste grande evento tem sido válida e produtiva. “É uma experiência nova e importante para sabermos qual a aceitação do nosso produto junto ao público. Notamos que está sendo bastante produtivo. Fizemos muitos contatos, reuniões e futuros negócios pós-evento”, ressaltou.

Já a Bosch traz para esta edição soluções completas e inovadoras em ferramentas elétricas, acessórios e equipamentos de medição para atender às demandas de todas as fases de uma obra. Entre os destaques está a trena à laser GLM 120 C Professional, com foco total em conectividade. Taiane Alves, analista de trademarketing e responsável por feiras e eventos da empresa, destaca o número de visitantes qualificados e o volume de vendas de ferramentas, acessórios e soluções e medição dentro do estande. “Está sendo muito mais movimentado, principalmente no período da tarde, que foi o maior pico de pessoas aqui no estande. O volume de vendas está sendo impressionante”.

E a Cobrecom, empresa 100% nacional especializada na fabricação e comercialização de fios e cabos elétricos de cobre acredita na retomada do crescimento e vê a feira como termômetro para o setor da construção. “Apostamos sempre na Feicon Batimat e percebemos que ela vem melhorando a cada edição, com público cada vez mais qualificado. Percebemos que os visitantes estão bem animados com a economia, o que corrobora com o investimento feito aqui”, comenta Paulo Alessandro Delgado, gerente de marketing da Cobrecom Fios e Cabos Elétricos.

Destaques na mídia