Boletim diário da Feicon Batimat 2018 | 11 de abril

11 abr 2018

Boletim | 11 de abril

O segundo dia da mais importante feira de construção e arquitetura da América Latina, a Feicon Batimat, reuniu uma expressiva grade para atualização profissional e técnica. Antes mesmo de os portões do pavilhão serem abertos aos visitantes, o Seminário BIM, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), junto com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e apoio da ABRAMAT, reuniu mais de 300 pessoas no mezanino do São Paulo Expo. Em pauta a disseminação do BIM no Brasil e na indústria de materiais de construção.

Para varejistas e atacadistas, o Encontro VMC - Varejo de Materiais de Construção concentrou uma série de palestras e discussões sobre a tendência na transformação dos pontos de vendas físicos em digitais. Cinco palestrantes colocaram, ao longo do dia, temas em discussão como as ferramentas propulsoras do Google para a transformação digital, a viabilização da operação do varejo no e-commerce, geração de valor através da inovação, estratégias de sucesso para crescer entre os gigantes do varejo, entre outros.

No chão da feira, os visitantes também puderam conferir palestras com foco na qualificação de seu negócio. No Núcleo de Conteúdo Varejo, Atacado e Distribuidor by Grau 10 Editora, os visitantes tiveram acesso a informações sobre marketing, merchandising, comportamento do consumidor final, layout de loja, logística, tecnologia incorporada ao ponto de vendas, economia e mix de produtos. Já no Núcleo de Conteúdo Arquitetura e Construção foram discutidas as principais demandas e necessidades do mercado com foco neste público.

Entre as atrações diárias e permanentes da 24ª edição da Feicon Batimat a Casa Cerâmica é um dos destaques do evento. Durante todo o dia, milhares de pessoas puderam conhecer um modelo de moradia adotado pela CDHU. Recheada de tecnologias sustentáveis, como um sistema de captação de água e autoprodução de energia despertaram bastante interesse dos visitantes. “Gostei muito desse modelo de moradia e penso que ele poderia ser ampliado pelas prefeituras e pelos Governos brasileiros. O alto déficit habitacional do país com certeza seria reduzido com rapidez e as pessoas ganhariam em qualidade de vida e dignidade”, afirmou Rogério Buóscoli da Trato Engenharia.

Outro destaque é a Ilha ProAcústica, que traz para a feira o que existe de mais avançado em soluções acústicas e de diminuição da vibração na indústria nacional e internacional. Com curadoria da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), o espaço de 340 m2 conta com a presença de 18 expositores apresentando aos visitantes a mais alta tecnologia fabricada em produtos ou soluções para ambientes da construção civil, arquitetura, naval, industrial, infraestrutura e acústica ambiental. “Em sua segunda edição, a Ilha traz as mais recentes inovações tecnológicas e de sustentabilidade. Além disso, vai mostrar como a acústica é capaz de gerar conforto e saúde aos usuários nos ambientes construídos e qualidade de vida para as grandes cidades”, conta Edison Claro de Moraes, presidente da associação.

Depoimento de expositores

Em seu segundo dia, a 24ª Feicon Batimat recebeu novamente um grande público, entre empresários, comerciantes, engenheiros e arquitetos. Os expositores da feira destacaram o grande volume de visitantes, assim como sua melhora qualitativa, proporcionando mais oportunidades de negócios e relacionamento.

Rohden

A fabricante de portas Rohden teve um dia bastante movimentado em seu estande, fazendo com que muitos da sua equipe nem ao menos conseguissem sair de lá ao longo do dia. “Tivemos um público muito bom, mais qualificado do que do ano passado. Hoje o movimento foi tão grande que são 17h30 e não consegui sair do nosso estande ainda”, relata Eladio Rohden, coordenador de marketing da empresa. O porta-voz da empresa explicou a importância da Feicon Batimat para os negócios da Rohden: “Para nós o que vale são os relacionamentos que fazemos. Muitos dos negócios que fazemos durante o ano são iniciados aqui. Da nossa experiência, esperamos bom dias a frente, pois o visitante verdadeiramente qualificado não escolhe dia, ele vem de terça a sexta”.

Megatron Cabos e Fios

A Megatron, empresa que há 20 anos vem se destacando no mercado de cabos e fios, elogiou a ambientação da feira, assim como a qualidade dos visitantes. “Tanto no ambiente, quanto na qualidade da visita a feira está muito boa, estamos muito satisfeitos. A vinda para o novo pavilhão trouxe uma melhora também qualitativa dos visitantes”, destaca Sérgio Batista, gerente comercial. O resultado, ainda segundo Sérgio, é um grande e constante fluxo de visitantes. “O primeiro dia superou as expectativas, com mais gente do que o normal pra um início de feira e para amanhã já temos muitos clientes agendados para conversarmos”. Na visão do executico, a Feicon Batimat torna-se cada vez mais a parada obrigatória para empresas da cadeia da construção. “Para futuros negócios e relacionamento, é um evento de presença obrigatória para qualquer empresa do setor”, concluiu.

Mercedes-Benz

Para a gigante do setor automotivo Mercedes-Benz, a segunda vinda à feira é vista de maneira muito positiva. “A Feicon Batimat começou, para minha surpresa, bastante movimentada. Estamos recebendo caravanas de visitantes diariamente. As ACOMAC’s vem trazendo grupos todos os dias. Hoje tivemos a de Londrina, amanhã será a de Campinas. O movimento está bem grande, para nossa satisfação. Já até vendemos um caminhão na feira”, contou Rodney Caravalho, consultor de vendas da Mercedes e responsável pelo estande da marca nesta 24ª edição. “A expectativa para os próximos dias é boa. O mercado está aquecido, vivemos uma retomada da atividade econômica do país, então acreditamos que nem na sexta o movimento deva cair, apesar do maior trânsito na cidade”, complementa. O resultado positivo já contagia o expositor, que planeja estar de volta em 2019, trazendo outras novidades: “Em 2018 estamos expondo pela primeira vez em feiras a família Sprinter. Vamos ver se ano que vem não trazemos os dois produtos que faltam da nossa linha”.

Stam

Uma das principais fabricantes de cadeados e fechaduras do país, a Stam está presente nesta 24ª edição da Feicon Batimat com uma visão estratégica, tendo em vista a principal oportunidade de alcançar clientes nacionais e internacionais, todos recepcionados em um estande que leva à risca as suas cores laranja e preto. “O primeiro dia da feira superou as expectativas. Acredito, inclusive, que tenha sido melhor que o último ano. Sentimos um movimento maior. Tivemos uma ativação de marca muito grande em 2017, com um volume de negócios razoável. Neste ano, já tivemos um volume de negócios muito maior do que o ano passado e uma ativação de marca também superior durante esses dias na feira”, conta Rafael Faria, supervisor de marketing da empresa, que acredita ter, nesta quinta-feira, o período de pico para novos negócios.

Starrett

Presença tradicional na Feicon Fatimat, a Starrett marca presença no evento em 2018 reunindo produtos e equipamentos clássicos de seu portfólio, mas aproveita também o grande encontro da cadeia da construção para apresentar suas novidades em mochilas e coldres para ferramentas. Em seu estande, o destaque vai para as Mochilas para Ferramentas Exact, Exact Plus e a Starrett, todas com bases bem estruturadas e com pés emborrachados. São ao todo 12 compartimentos para armazenagem. Segundo Murilo Brock, analista de marketing da empresa, os dois primeiros dias da feira estão sendo bastante positivos. “Percebemos pelo primeiro dia que a feira está muito mais movimentada. Tivemos um feedback de toda a equipe técnica e de vendas aqui presente e felizmente ontem foi um dia muito bom. O que acontece muito aqui é um encontro entre diretoria, clientes, gerentes e representantes comerciais, o que ajuda a fortalecer cada vez mais nossa marca no mercado”, comenta.

Grupo Isdra - Isdralit

Com escritório geral localizado em Porto Alegre, o Grupo Isdra, presente na feira com sua marca Isdralit, faz sua estreia na Feicon Batimat trazendo novidades. A principal delas são as telhas de fibrocimento feitas com PVA, migrando sua linha de produção para 100% fibra sintética, o que antes era feito com amianto. O coordenador de marketing Guilherme Medaglia afirma que estar presente no evento é essencial, tendo sido surpreendente desde o primeiro dia. “Ontem foi um dia bastante surpreendente. No momento que chegamos aqui, muitos clientes vieram nos passar bons feedbacks e outros tantos nos perguntando quem é a Isdralit. Neste segundo dia de feira conseguimos abrir novos negócios internacionais. Fizemos bons negócios com pessoas da Austrália, que até então não tinham outras opções de fornecedores de telhas e encontraram com a gente uma solução”, conta.

Destaques na mídia