Boletim diário da Feicon Batimat 2018 | 10 de abril

10 abr 2018

Boletim | 10 de abril

Abertura oficial

A Cerimônia de abertura da Feicon Batimat, Salão Internacional da Construção e Arquitetura, recebeu autoridades e executivos das principais associações do setor em seu primeiro dia. O evento irá reunir 90 mil visitantes qualificados e 700 expositores nos seus 85 mil m².

O governador do Estado de São Paulo, Márcio França, ressaltou a importância da cadeia de construção, que gera empregos e fortalece o estado e destacou o evento como relevante para geração de negócios. “Pretendemos desenvolver mais mecanismos que contribuam para o desenvolvimento do setor, que representa 10% do ICMS do estado. Desejo a todos que realizem bons negócios”, comentou o atual governador.

Fernando Fischer, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, que abriu a cerimônia, destacou a importância do evento para o setor da construção. “Destacamos a presença da Reed Exhibitions Alcantara Machado no mercado da construção, contribuindo para o desenvolvimento do setor. Contamos com 700 empresas expositoras e um crescimento de 25% do público qualificado. Está é a melhor Feicon Batimat dos últimos anos”, ressaltou o executivo da empresa organizadora.

Já Claudio Conz, presidente da Anamaco, comentou sobre o engajamento entre a organização do evento, associações parceiras e expositores. Conz também fez menção a ações por parte do governo do Estado de São Paulo e destacou a Casa Cerâmica, projeto do CDHU.

Também estiveram presentes Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, Reinaldo Pedro Correa, presidente do Sincomavi, José Romeu Ferraz Neto, presidente do Sinduscon-SP, Edison Lopes, presidente da Asbea, e Nelson Luiz Baeta Neves Filho, secretário de Estado da Habitação.

A Feicon Batimat, que acontece entre os dias 10 e 13 de abril no São Paulo Expo, traz uma série de inovações e soluções que visam ampliar a realizações de negócios e a troca de conhecimento nesta nova etapa de crescimento do setor.

Archathon

A nova edição do Archathon chega a FEICON BATIMAT com um molde ligeiramente diferente e mais social. Em parceria com a Telhanorte e a CREN (ONG atuante no combate e prevenção à má nutrição infanto-juvenil), o evento reunirá 72 profissionais, entre arquitetos, designers e engenheiros, divididos em grupos. Eles precisarão atender ao desafio: projetar uma cozinha experimental anexa a uma área de refeições e banheiros, espaço inspirado nas necessidades de uma das unidades da ONG.

“Tivemos o desejo de fazermos um evento diferente, um Archathon mais social. O desafio proposto para os arquitetos foi criar um espaço que possa ajudar a ONG a aumentar o número de crianças e familiares atendidos, podendo, neste novo espaço, otimizar as aulas práticas de educação nutricional ministradas pela entidade”, comenta Anna Rafaela, idealizadora do evento. Nesta quarta-feira, os profissionais terão das 10h às 20h para criar o projeto, que serão avaliados por uma comissão julgadora. Cada grupo contará com ajuda de mentores, profissionais mais experientes como Mandril Arquitetura, Nildo José, Quattrino Arquitetura e Newton Lima. Os vencedores serão conhecidos no último dia da feira e ganharão uma viagem para Paris em setembro, com a chance de visitar a feira Maison&Objet Paris.

Rota da Sustentabilidade

A Rota da Sustentabilidade é outro importante destaque da Feicon Batimat. Composta por um circuito de estandes que apresentam produtos e soluções sustentáveis para a construção, avaliados em três categorias: fabricação, obras e produto aplicado. “Mais do que levar novas soluções e tendências, queremos promover questões como consumo consciente e sustentabilidade para os milhares de visitantes da Feicon Batimat, ressalta Luiz Henrique Ferreira, da Inovatech Engenharia, responsável pela curadoria da Rota da Sustentabilidade, que tem apoio da Fundação Vanzolini. Antes da abertura oficial da feira, que ocorreu às 10h, um grupo de jornalistas e influenciadores percorreu a Rota para conhecer as principais novidades e tendências do segmento sustentável. Todos os dias os visitantes da Feicon Batimat poderão fazer um tour guiado pela Rota da Sustentabilidade.

Selo Inovação Varejo

Durante os quatro dias a Feicon Batimat, Salão Internacional da Construção e Arquitetura, disponibiliza para os visitantes um tour guiado por expositores que conquistaram o Selo Inovação Varejo, que agregam inovações tecnológicos e além de soluções inteligentes desenvolvidas pela indústria do setor. Nesta edição, o Selo Inovação Varejo, que conta com a curadoria da Grau 10 Editora, destaca expositores de todo segmento contribuindo para que as empresas mostrem novas soluções e produtos para os mais de 90 mil visitantes esperados na 24ª edição. Para Beth Bridi, diretora de redação da Grau 10 Editora responsável pela curadoria do Selo Inovação Varejo, é uma maneira de valorizar os investimentos que as empresas expositoras destinam às áreas de tecnologia e design. “No exterior, iniciativas como o Selo Inovação são muito utilizadas e representam um diferencial para as empresas e objeto de desejo dos expositores, fomentando a criatividade e o empenho”, destaca a executiva.

Decor Prime Show

Um dos principais destaques da 24ª edição da Feicon Batimat é o Decor Prime Show. O espaço conceito é assinado pelo arquiteto Raphael Santos, em projeto da Cuckoo Brand Experience. Com curadoria da Celite, dois banheiros conceituais foram montados na área de exposição e estão à disposição do público visitante. Um é amarelo e provocante, apresenta o conceito urbano de um vestiário, com criatividade e usos inusitados de elementos do mundo do ciclismo. O outro é a representação de um banheiro de uma suíte. Relaxante, recheado de elementos naturais como plantas, flores e sonorização para se desconectar. Os ambientes estarão disponíveis para a visitação até o último dia do evento.

Depoimento de expositores

Começou movimentada a 24ª edição da Feicon Batimat. Além de um grande número de visitantes, negócios foram fechados, gerando empolgação nos expositores da feira.

ArcellorMittal

A Arcellor Mittal, que está com estande no macrosetor de Estruturas, trouxe para Feicon Batimat seu mais novo lançamento o kit casa, solução inovadora em aço é voltada para a habitação popular. Para a empresa, o evento é estratégico para o desenvolvimento da solução no mercado nacional. De acordo com Silmara Vernucio, gerente de estratégia de varejo da empresa, a Feicon Batimat é muito importante porque o lançamento é focado para o tipo de público que frequenta o evento. “Isso nos dá grande repercussão tanto para o consumidor final como com grandes empresários do setor de construção. Para nós da ArcellorMittal, estar presente nesse momento que a empresa quer estar próxima dos diversos públicos é de total importância”.

Tintas Iquine

Marcando presença no macrosetor de Acabamentos, a Tintas Iquine traz soluções relevantes para o setor e destaca a Feicon Batimat como importante para realização de negócios e exposição da marca para todas as regiões do Brasil. “A Feicon Batimat está se consolidando como uma feira geradora de negócios e de tendências. Uma grande vitrine para o Brasil todo, principalmente para as regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste. Desde o ano passado nos vemos esse crescimento e percepção de feira de negócios. Só temos a agradecer a todos que fazem a feira e dizer que o investimento que fazemos aqui traz retorno”, explica Laura Barros, gerente de marketing da Iquine.

Celite

Impulsionada pelo cenário positivo do setor e pelas novidades da Feicon Batimat, a Celite, marca do Grupo Roca especializada em soluções para banheiro, retorna com novidades e expectativa de ampliar os negócios. Para Aline Pereira, gerente de marketing da Roca Brasil, a volta para Feicon Batimat está sendo muito importante para empresa. “A gente enxerga que o evento se qualificou nesses últimos anos e para nós é muito interessante porque une um público alvo (instalador, engenheiro, varejista e o próprio arquiteto) que temos interesse em estreitar relacionamento e fazer negócios. Unimos a qualificação e a alta relevância da feira no segmento de construção com mensagens muito importantes e completamente alinhadas que a gente tinha para passar para o público alvo. Foi um casamento perfeito da nossa empresa junto com o momento da feira também”, finaliza Aline Pereira, gerente de marketing da Roca Brasil.

Galaxy LED

Uma das importantes marcas do mercado da iluminação, a Galaxy LED volta à Feicon Batimat apresentando dois produtos que receberão o selo de inovação com a chancela da curadoria da feira e da editora Grau 10. São eles a luminária Painel LED com função Emergência e a lâmpada LED PAR30 PRO 43Wc. Além da inovação em seus produtos, outra novidade da empresa foi seu estande e equipe maior para melhor atender seus clientes. “Tratando-se do primeiro dia da feira, acredito que foi um dia bem produtivo. Tivemos visitas importantes de alguns dos nossos principais clientes. Nosso objetivo é aumentar em 20% o volume de negócios feitos na feira em relação ao ano passado”, relatou Samir Melo Bueno, diretor de operações da Galaxy LED. “Trouxemos um estande bem inovador e fizemos um trabalho muito forte em cima dos convites para os nossos principais clientes, com bastante antecedência da data da feira. A tendência é que amanhã tenhamos um volume ainda maior de visitas. De qualquer forma, hoje já fizemos negócios”, completa.

Elgin

Para outra marca relevante do setor da iluminação, a Elgin, a abertura também foi movimentada. “A feira foi muito positiva nesse primeiro dia. Recebemos visitas importantes, clientes nossos de muitos estados”, comentou Admilson Félix, gerente comercial do setor de iluminação da Elgin. E a expectativa é de mais negócios. “Acreditamos que quarta e quinta serão os dias mais movimentados, enquanto que na sexta devemos receber nossos clientes do estado de São Paulo e da capital, que vem para aproveitar um dia mais tranquilo para fazer negócios”,  conta o executivo.

Destaques na mídia