Passo a passo: Como instalar uma fita LED

15 mar 2012

Novas no mercado, as fitas LED hipnotizam pela aplicação versátil, brilho intenso e discrição. No momento em que o cliente compra, acha que instalá-la sozinho é tão fácil quanto a mangueira, mas há alguns detalhes que precisam ser observados para que não acabe com a fita queimada. Há várias maneiras de fazer a instalação, apresentaremos uma que não requer a solda.

Você vai precisar de:
• 1 rolo de fita LED de 5 metros Golden
• 1 driver compatível com a configuração da fita
• 1 chave de fenda
• 2 borne

O que é a fita de LED?
A fita de LED é flexível e autoadesiva, ideal para aplicação em superfícies estreitas, estrutura lineares e móveis. É comercializada em rolos de 5 metros, e o consumidor pode cortar por conta, mas não deve fazê-lo por metro, e sim por módulos. Um módulo é definido por cada modelo de fita, podendo ser formado por 3 ou 6 LEDs.

Há modelos com 60 ou 120 LEDs por metro. Em modelos com 60 LEDs por metro, há uma linha de corte de 3 em 3 LEDs e nos modelos de 120 LEDs por metro, a linha de corte está a cada 6 LEDs. Cortar fora dessas linhas pode fazer com que os LEDs do módulo não funcionem.

A que utilizaremos nesse tutorial é a fita LED IP 20 com 120 LEDs, portanto, com corte de 6 em 6 LEDs, o que forma um módulo. O passo a passo não é aplicável a fitas RGB (coloridas).

O que é um driver?

O driver é uma fonte de alimentação que estabilizará a tensão que vem da rede elétrica. A rede fornece tensão alternada e o driver corrige a tensão para a forma contínua. O driver deve ser utilizado de acordo com a fita que adquiriu, conforme instruções da embalagem. Os pontos que devem ser considerados na escolha são: corrente, tensão de saída e potência total.

Só pode ser usado um driver por rolo de 5 metros de fita LED. Se você for destacar partes da fita, como por exemplo 30 centímetros, você pode utilizar o driver recomendado para 5 metros, ou pode utilizar um driver de potência e tamanho menor, que deverá ser escolhido com base na potência de cada LED que terá nestes 30 centímetros. Para evitar que compre driver com potência, corrente e tensão de saída errados, é melhor contatar um eletricista.

O que você não pode fazer:
• Utilizar 1 driver para duas fitas
• Ligar direto na rede
• Utilizar driver com especificações erradas
• Não respeitar as polaridades da fita e do driver
• Cortar a fita errado

Como instalar:
1° passo

Desligue a rede elétrica para evitar riscos de choque. Observe a polaridade dos fios da fita e do driver, ambos indicados.

2º passo
Pegue o borne, conecte os fios de forma que fique positivo com positivo e negativo com negativo, prendendo com a chave de fenda.

3º passo
A sua instalação ficará assim:

Agora é só repetir o passo com outro borne na rede elétrica, com muito cuidado às polaridades. No nosso caso, para mostrar melhor a instalação para vocês, conectamos o driver à tomada.

Pronto!
A sua instalação completa ficará assim:

Agora é só ligar na tomada/ ligar a rede.

Cortei a fita corretamente, como faço para ligar um outro pedaço sem rabicho?

É preciso nesse caso fazer um rabicho, soldar com o fio e depois usar a fita isolante. É preciso muito cuidado, pois a fita é pequena e o uso de muita solda e a solda em local errado pode queimar os circuitos, danificando alguns LEDs. Se você não tem prática com o ferro de solda, é melhor pedir ao eletricista.

No final, o processo de instalação se revela mais fácil do que o imaginado, não é? Se ainda assim tiver dúvidas, coloque no comentário do post ou utilize nosso perfil do Facebook e do Twitter.

Siga-nos